Ponto forte na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado, a defesa do Coritiba, depois de altos e baixos no início da temporada de 2016, conseguiu, na reta final do Campeonato Paranaense, emplacar grandes atuações e é ainda a que menos sofreu gols no certame. Era o que faltava para o time coxa-branca conseguir essa sequência de vitórias, já que o ataque, desde o início do Estadual, sempre se manteve regular e com o melhor aproveitamento.
Um dos responsáveis pelo bom momento do sistema defensivo é o zagueiro Luccas Claro. A temporada de 2016, aliás, tem sido especial para o defensor que, depois de passar a maior parte do tempo do ano passado na reserva, deu a volta por cima e é, agora, titular absoluto ao lado de Juninho. O zagueiro ressaltou a retomada do momento defensivo do clube e comemorou o gol marcado na vitória por 3×0 sobre o PSTC, domingo (17), no jogo de ida da semifinal.
“É importante ter a defesa assim. Em jogos decisivos, no mata-mata, nós não podemos levar gol e contamos também com o nosso ataque, que está muito bem. Nosso ataque tem uma média alta se tratando de um mata-mata. A defesa está bem postada o tempo todo e ainda fui feliz de poder fazer o gol para ajudar o Coritiba. Minha primeira função é marcar, defender e estava demorando muito para voltar a fazer um gol. O Gilson (Kleina) nos cobra em cobranças de escanteio e falta e felizmente pude ajudar”, frisou Luccas Claro.
Depois de iniciar a temporada com a dupla de zaga sendo formada por Walisson Maia e Juninho, Luccas Claro ganhou a titularidade no clássico contra o Paraná Clube, no Couto Pereira. A partir daí, o setor defensivo, juntamente com todo o time, cresceu de produção e não a toa chega na reta decisiva do Estadual com o melhor ataque (35 gols marcados) e a melhor defesa (11 tomados).
Equilíbrio
Destaque por suas assistências e até pelos gols marcados nos últimos jogos, o meia Juan, que é um dos jogadores mais experientes do time, afirmou que esse equilíbrio entre ataque e defesa é fundamental para o clube seguir na busca dos seus objetivos.
“Ter a defesa bem é fundamental. Esse equilíbrio é importante. Hoje a gente tem a defesa muito forte e o ataque que cria bastante jogadas e tem feito os gols. Isso é fundamental e a gente buscava desde o ano passado. Tem acontecido agora e o time todo está de parabéns”, explicou Juan.