Não foi uma grande atuação e nem o resultado esperado, mas pelas circunstâncias do jogo, o empate em 1×1 diante do Corinthians, quarta-feira (14) à noite, no Couto Pereira, ficou de bom tamanho para o Coritiba, que segue na sua luta para se distanciar cada vez mais da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
O Verdão, que agora faz um jogo de seis pontos contra o Sport, domingo (18), em Recife, chegou aos 30 pontos e aparece agora na 14ª posição na classificação da competição nacional.
Com alguns desfalques, o técnico Paulo César Carpegiani armou o Coritiba com uma formação um pouco mais resguardada para encarar o Corinthians. Mesmo assim, com a marcação bem adiantada, o time coxa-branca impôs muitas dificuldades ao Timão e iniciou melhor a partida. Aos 8 minutos, Juninho, que atuou na lateral-esquerda, fez boa jogada, cruzou e Evandro por pouco não chegou para marcar o primeiro.
O Corinthians, até então sem poder de criação, abriu o placar aos 14, em um lance polêmico. A defesa alviverde parou pedindo falta em Dodô. O lance seguiu e, depois do cruzamento de Gustavo, Marlone completou para o gol.
O Verdão não acusou o golpe e passou a pressionar na busca do empate. Aos 25, Kazim acertou a trave de Cássio. Mas um minuto depois veio a igualdade. Kazim sofreu pênalti de Fágner. Leandro cobrou bem e empatou.
O gol de empate fez o Coxa se resguardar mais na defesa e o Corinthians passou a buscar mais o gol. Lucca, de fora da área, obrigou Wilson a fazer grande defesa aos 31. Sem força no meio-campo, o Coritiba viu o Timão pressionar no final do primeiro tempo. Balbuena, de cabeça, e Lucca por pouco não recolocaram a equipe paulista em vantagem ainda na etapa inicial.
Em busca de mais presença ofensiva, Carpegiani voltou com Iago no lugar de Evandro para a etapa final. Mas foi o time paulista quem começou melhor e criou boas chances de marcar com Rodriguinho e Guilherme Arana.
Aos poucos, principalmente depois da entrada de Yan Sasse no lugar de Alan Santos, o Coritiba conseguiu equilibrar um pouco mais a partida, mas ainda não tinha a força ofensiva suficiente para furar a defesa do Timão.
Com mais posse de bola, o Verdão passou a ser mais incisivo nos minutos finais. Aos 33, Veiga lançou e Leandro por muito pouco não marcou. Quando o time alviverde ensaiava uma pressão, o volante João Paulo, em um lance polêmico, tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso. O Corinthians, então, passou a ter mais posse de bola, pressionou nos minutos finais, mas parou na boa postura defensiva do time coxa-branca.
Velha notícia! Leia mais sobre o futebol paranaense na coluna do Mafuz!