Apesar das dificuldades, principalmente no 1.º tempo, o Coritiba conseguiu furar o bloqueio do Figueirense e cravou mais uma vitória no Campeonato Brasileiro, para alegria dos mais de 17 mil torcedores que foram ao Couto Pereira ontem à noite.

continua após a publicidade

Se por baixo estava difícil, Emerson abriu o caminho de cabeça, e foi seguido por Léo Gago e Anderson Aquino. Com o trio, o Coxa sapecou 3 x 0 na equipe catarinense e chegou à incrível marca de cem gols em 42 jogos na temporada.

Melhor ainda: deixou a parte de baixo da tabela para trás e agora ocupa a 11.ª colocação. “Temos não só um time equilibrado, mas um elenco, porque temos feito muitos gols e tomado poucos”, destacou o técnico Marcelo Oliveira.

Segundo o treinador, o Coritiba vai buscar um lugar melhor ainda entre os 20 participantes da competição, mas prevê que não será fácil. “O Brasileiro é o único campeonato do mundo em que o primeiro vai jogar contra os últimos e os jogos são extremante equilibrados. Isso não acontece no resto do mundo”, avalia. Ontem, o equilíbrio foi constante até o Alviverde abrir a porteira diante do Figueira.

continua após a publicidade

Precisando da vitória, e se enervando com a arbitragem, os jogadores do Coxa tiveram dificuldades em encaixar o toque de bola em cima de um adversário que se fechou e se aplicou na marcação.

Na primeira etapa, apesar de maior domínio de bola, as boas chances surgiram somente em chutes de média distância. A saída, então, foi optar pelo caminho aéreo.

continua após a publicidade

Aos 29 da etapa final, o gol saiu. Eltinho cobrou falta da direita e Emerson subiu certeiro para cabecear a bola para dentro da meta de Wilson. Festa nas arquibancadas e caminho aberto o 100.º gol na temporada.

Perdendo, o Figueirense se mandou para cima, colocou pressão e obrigou Edson Bastos a fazer cera. Mas nos contra-ataques, o Alviverde liquidou a fatura. Primeiro com Léo Gago, que pegou de primeira um rebote de fora da área, marcando um belo gol, e depois com Anderson Aquino, que completou com precisão passe açucarado de Everton Costa no último lance da partida. Na noite fria de Curitiba, o Coxa congelou mais um adversário.