A CBF divulgou ontem o ranking nacional de clubes para a temporada 2012. O classificatório é feito de acordo com a posição final de cada time nas quatro divisões nacionais e na Copa do Brasil. Para este ano, a novidade está na inclusão dos Campeonatos Brasileiros de 1959 a 1970 (Taça Brasil e Taça Roberto Gomes Pedrosa) que a confederação havia homologado no ano passado.

continua após a publicidade

Com isso, o Santos, que antes era o 10.º, assumiu a liderança isolada, seguido por Palmeiras, Vasco e Grêmio, que até então tinha uma confortável vantagem na ponta. Atual campeão brasileiro, o Corinthians, antes vice-líder, é o 6.º. Ainda assim, os chamados 12 grandes do país seguem nas primeiras colocações.

Logo atrás deles vem o Coritiba, que com a ótima campanha de 2011 pulou do 15.º para o 13.º lugar. O vice-campeonato da Copa do Brasil (20 pontos), mais a 8.ª posição no Campeonato Brasileiro (53 pontos) foram o suficiente para ultrapassar Goiás e Guarani, que estavam à sua frente, e permanecer dois pontos acima do Bahia, que também foi beneficiado, graças a um título e dois vices da Taça Brasil. Mesmo assim, o Coxa está longe do Fluminense, 12.º colocado, que tem 253 pontos a mais.

O Atlético, mesmo rebaixado, somou 44 pontos no Brasileirão e mais 5 na Copa do Brasil. Assim, caiu uma posição no ranking, ficando em 19.º. Porém, só perdeu a 18.ª colocação devido à vantagem alcançada pelo Bahia. Já o Paraná se manteve estagnado na 23.ª posição, graças aos 30 pontos somados este ano. Mas o Tricolor vê de perto o Ceará e a Ponte Preta. Em caso de uma nova péssima campanha, como a que aconteceu em 2011, este dois clubes poderão ultrapassá-lo.

continua após a publicidade

Em seguida, o melhor paranaense é o Londrina (34.º) com 631 pontos. Em relação ao ranking anterior, o Tubarão perdeu duas posições, para Figueirense e América-MG, que disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro.

Outros 16 clubes do Paraná fazem parte do ranking. Entre eles, há equipes desativadas, como União Bandeirante, Adap/Galo, Ponta Grossa e Batel. Como a classificação é feita por todos os clubes que já disputaram pelo menos um jogo em algum torneio nacional, as posições dessas equipes estão garantidas. Ao todo, o ranking inclui 360 equipes do futebol brasileiro.

continua após a publicidade