Ninguém segura e somente um empate no clássico de domingo que vem separa o Coritiba do título do 1.º turno e da vaga na final do Campeonato Paranaense. Ontem, quem sentiu o ímpeto da equipe alviverde foi o Roma, que sequer esboçou reação no Couto Pereira.
Quase em ritmo de treinamento, o Coxa sapecou 3 x 0 no clube de Apucarana e aumentou para 5 pontos a vantagem sobre o segundo colocado, que agora é o rival Atlético.
Antes do Rubro-Negro, porém, o time do Alto da Glória estreia na Copa do Brasil, quarta-feira, diante do Ypiranga-RS. Para o goleiro Edson Bastos, era inevitável o confronto entre Coritiba e Atlético para definir o turno.
Mas, segundo ele, o Coxa tem muita vantagem graças aos jogos no Alto da Glória. “O importante é fazer o dever de casa”, destacou o camisa 1. “A gente sabe que temos pela frente um clássico, onde jogamos dentro de casa e precisamos fazer prevalecer o fator campo. Vamos jogar frente ao nosso torcedor e com certeza o Couto estará lotado. Vamos procurar respeitar o adversário, como tem que ser respeitado, mas dentro de casa temos que impor um ritmo forte para procurar vencer”, completou Bastos, já pensando no Atletiba.
Tirando as dificuldades contra o Cascavel, que venceu por um magro 1 x 0, o Coritiba ganhou bem do Paranavaí por 3 x 1 e goleou o Iraty por 5 x 0. Diante do Roma, poderia ocorrer um placar mais elástico, mas os gols saíram naturalmente.
A pressão foi sempre alviverde e, mal a partida começou, Rafinha aproveitou rebote na área e mandou para o gol. Davi logo acertou o travessão antes de Spada começar a fechar o gol, aos 2 minutos.
No 1.º tempo, o goleiro de Apucarana também não conseguiu evitar um tirombaço de Leandro Donizete de fora da área, aos 37 minutos. Era prenúncio de goleada na noite chuvosa.
Na volta do intervalo, novamente uma blitz coxa. Marcos Aurélio caiu pela esquerda e cruzou na medida para Bill fazer e continuar em alta com a galera, mas Robenval antecipou a jogada e mandou contra o patrimônio.
A arbitragem anotou o tento para Búfalo Bill, mas nem ele acreditou. “Não, infelizmente quem fez foi o zagueiro, mas estava ali e se sobrasse para mim com certeza ela iria para a rede”, admitiu o avante. Confirmado o gol, Bill vai a seis gols na competição, mas segue atrás de Paulo Baier entre os artilheiros da competição.
Depois disso, Marcos Aurélio ainda teve uma chance de ouro para ampliar, mas após passar por Spada ficou com pouco ângulo e mandou a bola para fora. Com a partida controlada, Marcelo Oliveira aproveitou para poupar jogadores e fazer experiência, como usar Davi de lateral-esquerdo.
“Já havia feito isso no Avaí e na hora que precisou fui para a lateral-esquerda. Mas se precisar jogar no gol também não tem problema. Estou aqui para ajudar o Coritiba”, completou o meio-campista. Do Roma, Richard Malka até que tentou mudar o time e esboçar uma reação, mas o goleiro Edson Bastos quase não foi acionado.