Acostumado a fazer do Couto Pereira uma das suas armas nas últimas edições do Campeonato Brasileiro, o Coritiba ainda não engrenou nos jogos realizados dentro de casa. Com mais dez partidas no Alto da Glória no segundo turno, o Coxa vai tentar mudar seu desempenho como mandante, que até agora é de apenas 48%, a partir deste domingo, quando enfrenta a Chapecoense, às 11h. Para o técnico Ney Franco, o duelo contra os catarinenses, além de poder tirar o time da zona de rebaixamento, pode significar também a arrancada do Verdão.

continua após a publicidade

“É uma grande oportunidade para reiniciar o segundo turno com desempenho melhor, já que tivemos um desempenho no primeiro turno muito abaixo do espero. Podemos começar uma arrancada no Brasileiro, sair da zona de rebaixamento e se possível se afastar de vez dessa parte. Esse é o grande desejo nosso”, pontuou o treinador alviverde.

Dos dez jogos que o Coritiba terá para fazer dentro de casa, seis serão contra adversários que têm desempenhos ruins jogando como visitantes. Internacional, com rendimento de apenas 26% como visitante, Sport com 25%, Chapecoense com 18%, Figueirense com 16%, além de Vasco com 14% e Santos com 13% estão entre as equipes que estão entre os dez piores aproveitamentos em jogos fora de casa até agora no Brasileirão.

Aproveitamento

continua após a publicidade

Se aumentar seu rendimento como mandante, o Coritiba, que venceu apenas quatro partidas no Campeonato Brasileiro, poderá se manter firme na luta para não ser rebaixado à Segunda Divisão. Com 18 pontos conquistados, o time coxa-branca, que tem um dos piores aproveitamentos jogando fora de casa, precisará de pelo menos mais nove vitórias no returno para atingir o número mágico de 45 pontos que lhe garantirá permanecer por mais um ano na elite do futebol brasileiro.

Prioridade é o Brasileirão

Com a derrota no jogo de ida contra o Grêmio pela Copa do Brasil, o técnico Ney Franco garantiu que a prioridade, a partir de agora, é o Campeonato Brasileiro. “Logo depois que tomamos o gol eu já comecei a pensar na nossa partida de domingo. Se em determinando momento na Copa do Brasil a gente tiver dúvida em relação a determinado jogador na parte física, se joga ou não, a prioridade será o Brasileiro. Temos que pensar no jogo contra a Chapecoense dentro de casa e trabalhar forte para conseguir os três pontos, para depois pensar na Copa do Brasil”, disse o comandante alviverde.

continua após a publicidade

Mesmo com muitos problemas para escalar enfrentar o time gaúcho, Ney aprovou a atuação da equipe e afirmou que o primeiro tempo do duelo terá que servir como referência para os próximos jogos no Brasileiro, a começar pela Chapecoense. “Temos que juntar o que fizemos de melhor contra Palmeiras, Vasco e agora contra o Grêmio. Se a gente disputar o segundo turno do Brasileiro no nível que jogou essa partida, nossa equipe tem todas as condições de terminar o campeonato em boa situação, na parte intermediária, sem correr risco de rebaixamento”, prevê o treinador.

Perigo

Dos times que o Coritiba vai enfrentar e apresentam bons rendimentos como visitante, o Atlético-MG é o que mais se destaca. O Galo conquistou 51% dos pontos fora de casa e tem o segundo melhor aproveitamento até agora. O Verdão encara também o São Paulo, que tem rendimento de 37%, o Fluminense, também com 37%, e o Atlético, que somou apenas 33% dos pontos disputados fora da Arena da Baixada.

Foco total! Leia mais do Coxa na coluna do Massa!