O Coritiba jogou como nunca, mas perdeu como sempre. A frase já batida no cenário do futebol pode ser bem aplicada para o atual momento do time coxa-branca. Neste domingo (22) de manhã, na Vila Belmiro, diante do Santos, o Coxa fez um grande primeiro tempo, teve uma boa atuação no geral, mas perdeu de virada e no último minuto por 2×1 para o Peixe, permaneceu com 3 pontos e deixou as primeiras colocações do Campeonato Brasileiro. O time alviverde vai tentar recuperação nesta quarta-feira (25), às 21h45, diante do São Paulo, no Couto Pereira.
A postura do time coxa-branca parece ter surpreendido o Santos. Bem postado na defesa e com bom toque de bola, o Coxa dominou a partida no início e conseguiu abrir o placar aos 19 minutos. O jovem lateral-direito Dodô, destaque do Verdão na partida, fez boa jogada, lançou para Leandro, que cruzou para Kléber, livre na pequena área fazer o primeiro. Na sequência e aproveitando a desestabilidade do Peixe, o Coxa chegou com perigo mais uma vez com Dodô, que recebeu de Kléber e cruzou na área, mas Leandro não chegou para finalizar.
Com a marcação bem encaixada, o time coxa-branca não passou sustos no primeiro tempo e a melhor chance do Santos foi no gol bem anulado pelo atacante Gabriel, aos 25 minutos. Logo depois, Gonzalez fez grande jogada e, depois de tabelar com Ruy, o El Maestrico deixou Leandro livre, mas o camisa 11 tentou por cobertura, mas acertou a trave do goleiro Vanderlei.
Apesar de diminuir o ritmo e do Santos, de forma desordenada, tentar o empate, o Coxa continuou com o domínio da partida. Assim, o Verdão quase ampliou a vantagem aos 41 minutos. Kléber fez a jogada, Leandro rolou, mas Alan Santos, da entrada da área, jogou para fora a última chance da etapa inicial.
Em desvantagem, o Santos voltou com uma postura mais agressiva para o segundo tempo, mas continuava esbarrando na boa postura defensiva do time comandado pelo técnico Gilson Kleina. Mas o jogo começou a mudar aos 16 minutos. Sem criatividade, o Peixe conseguiu o empate em um lance de bola parada. Vitor Bueno cobrou a falta no canto, Wilson pulou atrasado e o time santista decretou a igualdade na Vila Belmiro.
O Verdão sentiu o gol tomado e, principalmente depois das saídas dos meias Ruy e do volante Alan Santos, sentindo dores musculares, acabou perdendo o domínio da partida. Assim, o Santos cresceu na partida, mas mesmo assim não conseguia criar grandes chances de conseguir a virada.
O Coxa, apesar de ter espaço para explorar os contra-ataques, teve uma queda física muito grande e não tinha mais forças para tentar marcar o segundo gol. O Santos, mais na base da transpiração, conseguiu a virada e aproveitou os 7 minutos de acréscimos dados pelo árbitro mineiro Ricardo Marques Ribeiro. Aos 51, a defesa alviverde errou na sápida de bola, Victor Ferraz aproveitou a marcação frouxa, fez a jogada pela direita e cruzou na medida para Renato cabecear no canto e decretar a vitória do Peixe na Vila Belmiro.