Em situação complicada e na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Coritiba, depois de oito rodadas disputadas, mudou um pouco o perfil do seu grupo e, com as recentes chegadas do meio-campo Lúcio Flávio, do atacante Kléber e do goleiro Wilson, vai mais experiente para tentar sair das últimas colocações. Além do novo trabalho do técnico Ney Franco, que começou a surtir efeito, o empate no clássico Atletiba, na Arena da Baixada, já foi uma prova da mudança de postura do time coxa-branca dentro da competição.

continua após a publicidade

Porém, a experiência extra para a sequência do Brasileirão vai contra uma das promessas da nova diretoria liderada pelo presidente Rogério Portugal Bacellar, que era de valorizar as categorias de base do clube. Do time que disputou o clássico contra o Atlético, anteontem, somente o zagueiro Luccas Claro, o lateral-esquerdo Henrique, o meio-campo Ruy – que voltou depois de defender o Operário no Estadual, além do atacante Rafhael Lucas, que entrou no segundo tempo, são oriundos das categorias de base.

No duelo contra seu maior rival e com a Arena completamente lotada, o time que entrou em campo foi, em média de idade, o segundo mais experiente que o Coritiba teve até agora no Campeonato Brasileiro. Com as entradas do meio-campo Esquerdinha e do atacante Marcos Aurélio, a média do time titular no clássico foi de 26,4 anos.

Até agora, o time titular com maior média de idade que o Alviverde entrou em campo foi na derrota de 1×0 para o Avaí, no Couto Pereira. Na oportunidade, ainda contando com o zagueiro Leandro Almeida e com o volante Rosinei, a média foi de 27 anos.

Mudança

continua após a publicidade

O vice-presidente do Coritiba, Ernesto Pedroso, acredita que essa mudança no perfil do time é o ponto de partida para o clube reagir. “Houve uma mudança de perfil. No clássico mostramos outra equipe, outra alma e outra concepção de jogar. Esses jogadores que vieram reforçar o grupo mostraram disposição, raça, determinação e vontade de ganhar”. O técnico Ney Franco, para enfrentar o Cruzeiro, admitiu a possibilidade de Kléber fazer a sua estreia com a camisa alviverde. A suspensão de Ruy pode dar também a Lúcio Flávio a chance de iniciar a partida.

Bem maior! Veja mais do Coxa na coluna do Massa!

continua após a publicidade