O Coritiba oficializou sua primeira parceria internacional, com o Club Desportivo Guadalajara, conhecido como Chivas, tradicional equipe de Guadalajara no México, dono, segundo a FIFA, da segunda maior torcida do mundo. É a primeira parceria internacional oficial da história do Verdão. O objetivo é levar a imagem do clube para fora do Brasil e fazer intercâmbio de atletas das categorias de base. Em janeiro de 2009, o Coritiba irá participar da 16ª Copa Chivas, uma das mais importantes competições de base do planeta.
O Chivas é um dos principais formadores de atletas do planeta e conta com aproximadamente 70 escolas espalhadas pelo país, além de uma equipe em Los Angeles nos Estados Unidos, que disputa a Liga Profissional Americana. O Clube tem torcedores espalhados por toda a América do Norte. A visão e estrutura do time mexicano vai de encontro com o que o Coritiba quer implantar na sua estrutura de base, buscando se tornar a principal referência de formação de atletas no Brasil.
A parceria vai possibilitar que atletas das categorias de base das duas equipes possam fazer intercâmbio. Além disso, integrantes da comissão técnica e funcionários da área administrativa também poderão participar do intercâmbio. A ação só não vai acontecer com atletas profissionais, pois o time mexicano, tradicionalmente, não joga com atletas estrangeiros.
O contato para a parceria teve início com o conselheiro da comissão de base do clube, Carlos Alberti. “Fiz uma reunião para conhecer a estrutura deles. Tínhamos a intenção de manter um relacionamento e nesta oportunidade apresentamos um pouco do Coritiba”, revela Carlos ao site oficial do Verdão.
“Quando o Chivas veio jogar em Curitiba contra o Atlético, o diretor das forças básicas, José Real, muito conhecido no meio esportivo mexicano, encaminhou junto com a delegação o responsável pelos projetos internacionais do Chivas, Sr. Jorge Sigala, com o objetivo de firmar um convênio com o Coritiba”, conta. Em uma reunião com o coordenador das categorias de base Mário André Mazzuco e integrantes do núcleo da base, a parceria foi finalizada. “Foi um pedido formal da diretoria do Chivas, para que a parceria fosse feita apenas com o Coxa e mais nenhum outro clube brasileiro”, complementa.
O fechamento do convênio faz parte do projeto de internacionalização do clube, que teve início com visitas do coordenador da base, Mazucco, a clubes da América latina e da Europa. “Alguns contatos, como o Sochaux, da França, Fenerbaçhe, da Turquia e Hertha Berlin, da Alemanha, também já estão bem encaminhados”, revela Mazucco. “Por conta desta parceria, já recebemos contato do Universidade Católica do Chile e devemos estreitar laços com outros clubes do mundo”, finaliza Carlos Alberti.