Ainda em fase de reestruturação e de recuperação no Campeonato Brasileiro, o Coritiba vira a chave e inicia hoje, às 19h30, no Couto Pereira, a sua caminhada nas oitavas de final da Copa do Brasil diante do Grêmio. Mais tranquilo depois das duas recentes vitórias contra Palmeiras e Vasco, que deixaram o time coxa-branca bem perto de sair da zona de rebaixamento na próxima rodada, o Alviverde vai encarar o Grêmio com força máxima em busca de fazer um bom resultado no duelo de ida contra o tricolor gaúcho.
O técnico Ney Franco, que não poderá contar com seis jogadores que já vestiram a camisa de outros clubes pela Copa do Brasil, casos do goleiro Wilson, dos meias Esquerdinha e Lúcio Flávio e dos atacantes Marcos Aurélio, Paulinho e Henrique Almeida, admitiu que o clima está mais tranquilo.
“A gente percebe isso nos treinamentos após as vitórias contra Palmeiras e Vasco. O treino está mais leve. A cobrança continua em termos de resposta, mas o time está adquirindo confiança. Temos dois compromissos na temporada e o nosso principal, que não podemos esconder, é tirar o Coritiba da zona de rebaixamento. Do outro lado, está em aberto, embora a gente saiba e entenda o momento do adversário, que é candidato ao título do Brasileiro e da Copa do Brasil, temos o Grêmio, onde vamos tentar fazer dois jogos bem disputados”, afirmou o comandante alviverde.
Com relação ao time que venceu o Vasco, no último final de semana, o treinador coxa-branca deverá promover até quatro mudanças. Sem contar com o goleiro Wilson, Vaná, que foi um dos heróis da classificação contra a Ponte Preta, deverá ser o escolhido para assumir a meta alviverde. Outra mudança na defesa é a volta do lateral-direito Ivan depois de cumprir suspensão no Campeonato Brasileiro.
Para frente
No meio de campo, com a manutenção dos volantes João Paulo e Misael, mas sem contar com Lúcio Flávio, Thiago Galhardo deverá ganhar outro companheiro no setor de criação. Ruy, recuperado de lesão, e até mesmo o lateral-esquerdo Carlinhos, atuando improvisado, podem aparecer na equipe. Seria o retorno de Carlinhos ao time depois de longo tempo de inatividade. No ataque, Negueba deverá ser mantido e Henrique Almeida, que já atuou na Copa do Brasil pelo Botafogo, deve dar lugar para Rafhael Lucas. O garoto Evandro, autor de gols importantes pelo Verdão recentemente, também corre por fora na briga pela titularidade do time coxa-branca – mas mesmo sendo a esperança, a tendência é que ele fique no banco. “Peço que ao nosso torcedor que venha a campo. Existe a possibilidade enorme de fazermos dois confrontos interessantes contra o Grêmio e o torcedor presente no estádio vai nos ajudar muito”, finalizou Ney Franco.