Não foi uma atuação espetacular do Coritiba, mas seria o suficiente para não perder. Danilo, goleiro adversário, foi o destaque do jogo. Mesmo assim, uma falha defensiva fez com que o Coxa mantivesse sua sina de ter uma campanha horrível fora de casa, perdendo neste domingo (11) para a Chapecoense por 1×0, na Arena Condá. Apesar de não entrar nesta rodada na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o resultado mantém o time sob risco, obrigando a se reabilitar imediatamente, na difícil partida da quarta (14) contra o Corinthians, no Couto Pereira. E a pior notícia foi a perda de Neto Berola até o final da competição.

continua após a publicidade

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

Sem esconder o jogo, Paulo César Carpegiani já havia adiantado que não mudaria o time alviverde para o jogo em Chapecó. Contribuiu para a decisão a ótima atuação na goleada sobre o Grêmio e também a ausência de Dodô, Kléber e Kazim, que são titulares da equipe mas que ainda não podem atuar.

Os donos da casa apostavam no chuveirinho – Caio Júnior mandou a campo dois centroavantes, Kempes e Bruno Rangel. Nem bem o jogo começou e em menos de quatro minutos foram sete cruzamentos para a área coxa (com três escanteios seguidos). Era uma tentativa de empurrar o Verdão para a defesa. A tentativa de resposta era na troca de passes, quase sempre baseada na esquerda, com Juan recebendo o suporte de Alan Santos e de um dos homens de frente.

continua após a publicidade

Tanto que mesmo com tantos cruzamentos, a primeira chance de gol foi alviverde, com João Paulo cobrando falta e obrigando Danilo a fazer ótima defesa. Como os dois centroavantes da Chape ficavam sempre enfiados entre os zagueiros do Cori, o esquema básico de Carpegiani tinha três zagueiros – com Walisson Maia fechado o setor e Iago quase como um ala quando o time se defendia.

E quando ia para a frente, o Coxa tinha espaço para jogar e era mais organizado. Aos 15 minutos, Alan Santos chutou forte e Danilo salvou. No lance seguinte, Walisson Maia quase fez de cabeça. Foi o último lance do zagueiro, que sentiu a coxa e teve que deixar o gramado, sendo substituído por Cesar Benítez. E minutos mais tarde, após levar uma falta dura de William Thiego, Neto Berola também teve que sair do jogo, com Evandro entrando em seu lugar. Berola deixou o campo com uma fratura no tornozelo, terá de passar por cirurgia e está fora até o final da temporada. Com menos de meia hora de partida Paulo César Carpegiani já tinha feito forçadamente duas alterações.

continua após a publicidade

Era um momento da partida em que os dois times tentavam criar mas encontravam pouco espaço. Mas, de uma hora para outra, a Chape armou uma blitz. A sequência foi perturbadora pro torcedor – primeiro, Arthur Maia acertou a trave; depois, Gil chutou no canto e Wilson espalmou; e depois Maia tentou de novo e o goleiro coxa fez um milagre. O primeiro tempo teve este lance como último momento de emoção.

Mas a segunda etapa começou já animada. Com quatro minutos, Juan cobrou falta e Alan Santos cabeceou no cantinho, obrigando Danilo a fazer outra defesa incrível. O Coxa poderia ter mais espaço, porque Caio Júnior sacou Gil e colocou o atacante de velocidade Lucas Gomes – mais uma tentativa de explorar os centroavantes. Os visitantes reclamaram muito de um toque de Filipe Machado dentro da área catarinense, mas a arbitragem mandou seguir.

E de tanto a Chape arriscar cruzamentos o gol saiu assim. Aos 25 minutos, Arthur Maia jogou na área, Juninho, Juan e Wilson se enrolaram e Kempes cabeceou para o gol vazio. O Coxa partiu para o ataque, e de novo Danilo salvou os donos da casa numa cabeçada de Iago. Se não era brilhante, o Verdão tinha obrigado o goleiro catarinense a fazer pelo menos cinco defesas difíceis.

Percebendo a busca alviverde, Caio Júnior tirou o atacante Kempes e o meia Arthur Maia e colocou os volantes Rafael Bastos e Sérgio Manoel (aquele mesmo). A única aposta de Carpegiani, pois as outras trocas foram por lesão, foi a entrada de Yan Sasse no lugar do esgotado Juan. Na pressão coxa, Danilo continuou aparecendo, como na cabeçada de Luccas Claro e no chute de Evandro. E as tentativas foram insuficientes para vencer o goleiro da Chape, o melhor em campo, e manter a invencibilidade de Paulo César Carpegiani no Brasileirão.

Ficha técnica

SÉRIE A
2º Turno – 24ª Rodada

CHAPECOENSE 1×0 CORITIBA

Chapecoense
Danilo; Gimenez, William Thiego, Filipe Machado e Dener; Matheus Biteco, Gil (Lucas Gomes), Cléber Santana e Arthur Maia (Sérgio Manoel); Bruno Rangel e Kempes (Rafael Bastos).
Técnico: Caio Júnior

Coritiba
Wilson; Walisson Maia (Cesar Benítez), Luccas Claro, Juninho e Juan (Yan Sasse); João Paulo, Alan Santos e Raphael Veiga; Iago, Neto Berola (Evandro) e Leandro.
Técnico: Paulo César Carpegiani

Local: Arena Condá
Árbitro: Diego Almeida Real (RS)
Assistentes: Jose Eduardo Calza (RS) e Alexandre Pruinelli Kleiniche (RS)
Gol: Kempes 25 do 2º
Cartões amarelos: William Thiego, Gil (CHA); Evandro, Juan, Alan Santos (CFC)
Renda: R$ 72.125,00
Público total: 6.101