Em ascensão no Campeonato Brasileiro depois de três vitórias seguidas, o Coritiba vira a chave para, na quinta-feira, tentar a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil no duelo contra o Grêmio, em Porto Alegre. O time gaúcho, aliás, é o próximo adversário do Coxa pelo Brasileirão, domingo, novamente na Arena do Grêmio, quando o Alviverde, em caso de vitória, poderá finalmente deixar a zona de rebaixamento da competição nacional. Por isso, o time que tentará a vaga entre os oito melhores times da Copa do Brasil deverá ser bem diferente da equipe que o técnico Ney Franco mandará a campo no próximo final de semana.
Além de priorizar a disputa do Campeonato Brasileiro e a luta para sair de vez da zona de rebaixamento, o técnico Ney Franco terá desfalques certos para encarar o Grêmio, pela Copa do Brasil. Por já terem atuado por outros times, o goleiro Wilson, os meias Lúcio Flávio e Esquerdinha, além dos atacantes Marcos Aurélio, Henrique Almeida e Paulinho estão impedidos de atuar. Destes, somente três são titulares.
Depois da vitória sobre a Chapecoense, o técnico Ney Franco admitiu que, se for preciso, vai poupar qualquer jogador que esteja mais desgastado fisicamente para o duelo de domingo, pelo Brasileirão. Assim, a tendência é de que o zagueiro Rafael Marques, que saiu ainda no primeiro tempo do duelo contra a Chape, não atue neste meio de semana. Além do defensor, o lateral-esquerdo Carlinhos e o volante Cáceres, que voltaram recentemente de lesão, também devem ficar como opção entre os reservas.
Assim, pelo que se desenha, o time coxa-branca que vai tentar a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil estará recheado de reservas. O treinador alviverde, a exemplo do que já aconteceu no duelo de ida, no Couto Pereira, usará o segundo jogo contra o Grêmio para dar mais ritmo de jogo para alguns atletas que estão atuando pouco e ainda observar mais o tricolor gaúcho já visando o jogo de domingo, que pode marcar a saída definitiva do Verdão da zona de rebaixamento do Brasileirão.
Grêmio está engasgado
Além dos muitos desfalques que terá para enfrentar o Grêmio, quinta-feira, em Porto Alegre, o Coritiba terá que quebrar um tabu para avançar para as quartas de final da Copa do Brasil. O time, na história da Copa do Brasil, nunca venceu o Grêmio nos cinco jogos realizados até agora. Além disso, quando se trata dos duelos em Porto Alegre, o rendimento é ainda pior, já que foi derrotado nas duas vezes na capital gaúcha.
Em 1991, depois do empate em 1×1 no Couto Pereira, o Coxa foi eliminado com a derrota por 1×0 em Porto Alegre. Dez anos depois, Coritiba e Grêmio se reencontraram. O rendimento do Verdão foi ainda pior, já que perdeu no Olímpico por 3×1 e também no Couto, por 1×0.
Em duelos contra o Grêmio em Porto Alegre pelo Brasileiro, o aproveitamento não é dos melhores. Em 21 jogos foram quatro vitórias, quatro empates e treze derrotas.
Convocado
O preparador de goleiros do Coritiba, Rogério Maia, vai atuar no amistoso da seleção olímpica contra a França, no dia 8 de setembro, na cidade de Le Mans. O profissional foi convocado ontem e se apresenta no dia 31 de agosto junto aos outros membros da comissão técnica. Neste ano, Maia prestou serviços ao selecionado brasileiro na disputa do Mundial sub-20 e no Pan-Americano. “É sempre um orgulho e uma satisfação representar o Coritiba neste tipo de ocasião”, disse Maia.
Decidido! Leia mais do Coxa na coluna do Massa!