O Coritiba encara o Flamengo, hoje, às 18h30, no Engenhão, pela 4.ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida coloca frente a frente dois times em situações completamente diferentes. Embora tenham três pontos, e se encontrem próximos na tabela – o Coxa é 10.º e o rubro-negro 12.º -, o momento de cada um é bem diferente.
A vitória por 2 x 0 sobre a Portuguesa, na rodada passada, trouxe novamente a tranquilidade ao Alviverde, que deixou a incômoda zona de rebaixamento e está nas semifinais da Copa do Brasil. Já o Urubu soma três empates no Brasileirão e vem de decepções no Campeonato Carioca e na Libertadores, além de recentemente ter passado por problemas com a saída de Ronaldinho Gaúcho, que acionou o clube na Justiça por conta de salários atrasados e se transferiu para o Atlético-MG.
Mesmo assim, o momento turbulento do rival não é visto pelo lateral-esquerdo Lucas Mendes como algo favorável ao time coxa-branca. “O Flamengo está superando esta saída do Ronaldinho, mas eles estão em uma pressão grande pela vitória. Nossa equipe está preparada para chegar lá e mostrar o nosso melhor”, disse. Preparo que serve para que a equipe não repita o desfecho do ano passado. Na ocasião, quando foi enfrentar o Flamengo, no Engenhão, o Coritiba surpreendeu, mas aos 44 do 2.º tempo permitiu que o time carioca chegasse ao gol decisivo. “A gente lamenta muito este jogo com o Flamengo ano passado. Foi uma derrota que não esperávamos. Serve como lição que não podemos bobear nenhum momento”, recordou Lucas Mendes.
Para o zagueiro Emerson, aquela partida serve como um aprendizado para o time, que precisa estar concentrado durante os 90 minutos. “Estávamos fazendo uma excelente partida e tomamos o gol no final da partida. Serve como exemplo, por que Campeonato Brasileiro é decidido em detalhes e temos que estar focados para não repetirmos os erros”, enfatizou.
Além disso, o técnico Marcelo Oliveira deve formar uma escalação mais cautelosa, possivelmente com três volantes, para segurar o ímpeto flamenguista e também já de olho no compromisso contra o São Paulo na semana que vem, onde deve repetir a mesma formação. Totalmente recuperado das dores no tornozelo direito, o volante Chico foi relacionado pela primeira vez e pode ganhar vaga entre os titulares, fazendo sua estreia com a camisa coxa-branca. Com isso, um meio-campista será sacado, possivelmente Lincoln, que pode ser poupado. O restante do time deve ser o mesmo que ganhou da Lusa.
