O Coritiba e o Foz Cataratas oficializaram a parceria no futebol feminino e, agora, a equipe do oeste passa a se chamar Foz Cataratas/Coritiba. O evento que sacramentou a união de forças entre os clubes foi realizado na despedida da equipe profissional de Foz de Iguaçu, onde o time profissional realizou a pré-temporada. O “namoro” entre os clubes começou em 2016, quando o escudo do Coritiba já estampava a camisa das meninas na conquista do terceiro lugar da Copa Libertadores, mas o “casamento” foi consumado agora.
“É um orgulho para o Coritiba ter essa oportunidade de estarmos juntos. A tradição vitoriosa coritibana de mais de 100 anos agora soma-se a esse time que é também vencedor, o Foz”, afirmou o presidente coxa-branca, Rogério Portugal Bacellar.
O Foz Cataratas foi fundando em fevereiro de 2010 e no primeiro ano de disputa foi campeão estadual e vice da Copa do Brasil. No ano seguinte, veio o título da Copa do Brasil, do Torneio Internacional de Foz do Iguaçu e o vice-campeonato do Torneio Internacional Interclubes de Araraquara, além da conquista do bicampeonato estadual. Em 2012 veio mais um título estadual e o vice-campeonato da Libertadores e em 2013 a equipe conquistou o tetracampeonato paranaense e o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro. Em 2014, o time foi penta estadual. Vale lembrar que há dois anos a Federação Paranaense de Futebol não realiza o campeonato estadual da categoria.
A ideia do Coritiba não se restringe ao estímulo ao futebol feminino – uma exigência da Conmebol -, mas também atende ao desejo de intensificação de ações de marca, por meio da ampliação da imagem institucional do clube. Recentemente, o vice-presidente Alceni Guerra reafirmou o interesse do Coxa em conquistar outros mercados no interior. “Temos uma característica de ter paranaenses torcendo por times de São Paulo, do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Queremos mudar isto”, disse.
Para o presidente do Foz Cataratas, Gezi Damasceno Júnior, a parceria vai fortalecer a imagem do time. “Estamos ligando a nossa imagem a uma equipe de expressão no cenário nacional e internacional. É importante para fazer com que o futebol feminino do Foz Cataratas cresça ainda mais e galgue resultados maiores do que estes que tivemos até hoje”, diz.
A volante Priscila, que participou da cerimonia de oficialização da parceria ao lado do atacante Kléber e do volante Edinho, também comemorou a nova camisa. “Esta parceria vai nos ajudar muito para fazer um bom campeonato e conseguir bons resultados nos jogos”, aposta.