Coxa é campeão de gols nas duas últimas temporadas

A grande arma do Coritiba para a próxima temporada tende a ser a força ofensiva do time. Principalmente se forem mantidos os números dos anos anteriores. Somando 2011 e 2012, o Coxa foi o dono da maior artilharia entre os times brasileiros. O time balançou as redes por 271 vezes – 16 gols a mais que o segundo colocado, o Santos de Neymar. Para o ano que vem, a expectativa do técnico Marquinhos Santos é que o poder de ataque seja preservado. “Mantivemos boa parte do grupo, e isso é muito importante”, disse.

Além disso, há a certeza de poder contar com o meio-campo Alex, que, se não é um goleador nato, tem a característica de fazer assistências precisas para os atacantes do time. Além de promover a volta do ídolo, a diretoria trabalhou na manutenção das principais peças do setor, como Rafinha, Everton Ribeiro, Deivid, Robinho e Lincoln. Por isso, a tendência – com todos permanecendo no Alto da Glória em 2013 – é que o Coritiba mantenha a tradição de ser um dos times mais ofensivos do futebol brasileiro.

Preservar o poder de fogo da equipe, aliás, é uma característica do estilo de comando de Marquinhos Santos. De acordo com o treinador, será um desafio escalar o time do meio-campo para frente, principalmente para encaixar Alex na formação. “Tenho estudado muito, principalmente após o Campeonato Brasileiro, e passei a fazer a análise de vídeos de como ele atuava no Fenerbahçe. Vamos utilizá-lo para ter o melhor aproveitamento dentro do esquema de jogo do Coritiba”, diz o treinador.

Além disso, a diretoria do clube ainda trabalha para trazer reforços. Oficialmente, a expectativa é que quatro novidades pintem no elenco, entre eles mais um atacante – o nome mais cogitado recentemente é o de Alan Kardec, atualmente no Benfica. Porém, sobre a chegada de reforços, Marquinhos Santos prefere não se manifestar antes que a diretoria bata o martelo. “A gente vem conversando. A situação está muito bem entregue ao Vilson (Ribeiro de Andrade) e ao (Felipe) Ximenes, que são profissionais de mercado e conhecem muito bem o mercado brasileiro. A gente vem acompanhando de perto e eu não tenho dúvidas que virão bons reforços pra compor o grupo e ter um bom desenvolvimento do trabalho no ano de 2013”, declarou, confiando que em 2013 terá um elenco ainda mais ofensivo que em 2012.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna