Um time que protegerá a defesa e sem dar muito espaços no meio-campo. Talvez esse seja o esboço do Coritiba versão 2015. O elenco se reapresentou apenas ontem e, obviamente, nenhum treinamento foi feito até aqui. Mas, se depender das contratações, renovações e especulações de jogadores que podem chegar, o volante é a posição mais reforçada até o momento.
Oficialmente, o único reforço anunciado pelo clube é fora desse setor, o atacante Giva. Porém, os volantes Hélder e Rosinei renovaram por mais um ano, Sérgio Manoel também deve ficar, Alan Santos já se despediu do Santos e confirmou que vem para Curitiba assinar o empréstimo, Cáceres, que estava no Vitória, e João Paulo, que está prestes a rescindir seu contrato com o Atlético, continuam negociando e o Cruzeiro já confirmou também o empréstimo de Pedro Ken, meia de origem, mas que enquanto esteve emprestado ao Vasco atuou como segundo volante.
No total, são sete jogadores para a funcão, sem contar algum garoto da base que possa ser avaliado pelo técnico Marquinhos Santos. Assim, o time já tem uma posição praticamente fechada neste início de temporada. Um indício de que o Alviverde possa ser escalado com três volantes? Talvez. Mas vale ressaltar que nesta lista apenas dois deles são primeiros volantes, Hélder e Alan Santos, mas que também sabem sair jogando, fugindo do estilo brucutu, e arriscando seus chutes e marcando seus gols. Ou seja, falar de equipe defensiva ou algo do gênero, seria qualquer especulação fora de hora.
Por outro lado, o setor ofensivo ainda é a maior carência coxa-branca para 2015. Em relação ao ano passado, Alex, Júlio César, Zé Love, Joel e Elber foram embora e somente Giva chegou, tendo como companheiros apenas Keirrison, Geraldo, Rafhael Lucas e Anderson Aquino, que dificilmente deve ficar.
Ou seja, o próximo foco da nova diretoria deve ser investir no ataque. Em meio à negociação de Robinho com o Palmeiras, os meia-atacantes Mazinho e Vinícius podem chegar, enquanto repatriar Rafinha já ficou fora de cogitação.