A vitória por 5 x 1 contra o Iraty deu ao Coritiba 2012 a décima melhor abertura de temporada da história do clube, considerando-se somente as três primeiras partidas de cada ano. Nada mal para quem completa 103 anos em outubro e pode melhorar essa marca se conseguir mais triunfos nas próximas rodadas. A campanha a ser batida, segundo levantamento do Grupo Helênicos, é a de 1940, quando além de conseguir três vitórias o Alviverde marcou 15 gols e sofreu apenas 2.
Se superar o Paranavaí amanhã, no Waldemiro Wagner, o Coritiba 2012 manterá o 100% de aproveitamento nesse início de Campeonato Paranaense, somará a quarta vitória seguida e automaticamente superará os anos de 1946, 1991, 1952 e 1990 quando o time venceu as três e depois tropeçou. Dependendo do placar de uma eventual vitória, sobe mais ainda no ranking das melhores largadas alviverdes. Porém, as melhores sequências de vitória em início de temporada ainda estão longe de ser alcançadas. Foram em 1931, 1947, 2003 e 2010, quando o Alviverde somou sete triunfos seguidos. Por coincidência, o Paranavaí quebrou a sequência em 2010.
Animado com o início, o técnico Marcelo Oliveira credita os resultados ao bom ambiente no clube. “O Coritiba está com um ambiente muito bom. É um conjunto, da comissão, da diretoria, de todos, que proporciona isso: de o jogador estar feliz e trabalhando com prazer”, avalia o treinador. Mas ele quer mais. “No dia-a-dia a gente vai fortalecendo isso. Acho que é o caminho de colher algo melhor. Os jogadores estão cientes disso. Mesmo aqueles que estão fora estão satisfeitos e com expectativa de jogar e colaborar”, aponta.
O treinador, no entanto, já avisou que não gosta de contabilizar números e sim resultados positivos que levem o time a ser campeão paranaense. Mesmo assim, não gostou nada de ter tomado um gol contra o Azulão, que levaria a equipe a um posicionamento bem mais acima nesse ranking (veja quadro). De qualquer forma, tirando 2012, que ainda está em disputa, o bom começo nos outros 14 melhores anos resultou em títulos em nove temporadas. Depois do ACP, o Coxa terá pela frente, no 1.º turno, Arapongas, Rio Branco, Operário e Roma Apucarana, em casa, e Londrina, Cianorte e Atlético, longe do Alto da Glória.