Com o empate do Bahia e as derrotas de Sport e Palmeiras, a situação do Coritiba em relação ao rebaixamento ficou ainda mais confortável. Segundo o site de estatísticas Infobola, a possibilidade de o Coxa cair é de apenas 1%. Significa que, faltando cinco rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, uma simples vitória, combinada com uma derrota dos clubes que estão atualmente dentro da zona da degola, livram matematicamente o Alviverde de qualquer ameaça de rebaixamento.
Desta forma, o clube já pode começar a planejar a temporada 2013. Apesar de o discurso da comissão técnica ainda ser de terminar na melhor colocação possível na tabela e buscar o simbólico título do segundo turno, nos bastidores a diretoria já corre atrás de reforços. O objetivo é montar uma equipe com nomes mais fortes e brigar por um título nacional. Algo que já teve início com a chegada do meio-campo Alex, principal reforço para o ano que vem.
Em novembro, o presidente Vilson Ribeiro de Andrade viajará para Londres, devido à indicação do clube ao prêmio de marketing por conta do “O mais vitorioso do mundo”. De lá, o dirigente irá para a Alemanha, onde visitará alguns estádios. Mas o lateral-direito Rafinha (Bayern de Munique) e o volante Josué (Wolfsburg) dois possíveis reforços do Coxa, atuam por lá. A expectativa é de que aconteça uma reunião entre as partes para fechar um acerto.