Pela segunda vez na história o Coritiba venceu o Santos na Vila Belmiro. Na base da raça, determinação e superando até a complicada arbitragem, o Alviverde fisgou o Peixe por 3×2 e sobe para a nona colocação.
O Coxa se irritou com o apito, reclamou do excesso de cartões, viu um pênalti ser cavado por Neymar, mas não recebeu o mesmo tratamento quando Leonardo foi derrubado, mas jogou bola e, de virada, comemorou os três pontos.
Com a vitória, o time se aproxima da zona de classificação para a Libertadores. A vitória sobre o Atlético-MG deu confiança e o time passou a sonhar mais alto novamente.
No entanto, teria pela frente o badalado Santos. A preocupação era em torno deles, mas uma falha de comunicação tornou as coisas bem mais difíceis para o Coritiba logo no início da partida. Pará levantou da direita, todo mundo ficou olhando e Borges surgiu livre atrás de Jonas e cabeceou para a rede na frente de Edson Bastos.
O gol parece ter deixado o time alviverde nervoso. A cada disputa de bola a irritação dos atletas era visível. A arbitragem tentava controlar o jogo e foi até condescendente com o zagueiro Emerson, que deixou a mão no rosto de Ganso em lance já parado e tomou apenas o amarelo.
Mas o Peixe também tinha seus problemas, o mesmo Ganso está na mira da própria torcida com o baixo rendimento, além da defesa vulnerável. E foi isso que o Coritiba aproveitou.
O gol veio com Jéci. Léo Gago, de pé direito, levantou uma bola na área e achou o zagueiro livre para empatar de cabeça. Precavido, Marcelo Oliveira sacou o amarelado Bill e armou o time para ir para cima. Mas um novo vacilo fez com que Borges desempatasse.
Mas o Coritiba não desistiu e foi buscar o empate com Marcos Aurélio, que recebeu de Leonardo e fuzilou. Aí, o árbitro entrou em cena anotando pênalti em cima de Neymar numa jogada controversa.
Borges cobrou e Edson Bastos fez um defesa espetacular. Aí, Leonardo disputou bola com Rafael, acabou derrubado e o mesmo árbitro não marcou nada, mas com Pará expulso, na força física e na bola Léo Gago conseguiu marcar no final e garantir a vitória. A outra vez que o Coxa ganhou na Vila foi em 3/8/2008.