O Coritiba confirmou ontem a contratação do seu primeiro reforço para a próxima temporada. Trata-se do lateral-direito Ceará, que estava no Cruzeiro. O jogador, de 36 anos, não havia renovado o contrato com o clube mineiro e chega ao Alviverde sem custos. Não foram divulgados detalhes, mas a tendência é de que ele assine até o final de 2016.
Esta será a segunda passagem de Ceará pelo Coxa, clube que defendeu em 2002 e 2003, quando foi campeão paranaense, mas depois chegou a ser afastado do elenco faltando duas rodadas para o término do Campeonato Brasileiro daquele ano, quando o time conseguiu uma vaga para a Libertadores da temporada seguinte. A alegação na época é de que ele, e outros jogadores, não mostraram vontade de jogar.
O jogador chega para uma posição que foi bastante carente no Coritiba este ano. Durante o Campeonato Paranaense, quem atuou pelo setor foi Norberto, depois afastado e emprestado ao Vitória. No Brasileirão, Rodrigo Ramos e Ivan se revesaram por ali até que o ex-técnico Ney Franco optou por improvisar o zagueiro Leandro Silva na lateral. O jogador se acertou na nova função e não saiu mais.
Outro ponto favorável para Ceará é que ele tem uma característica mais defensiva, muito também por conta da idade, justamente como o Coxa se formou na competição nacional. Enquanto Leandro Silva pouco atacava, ajudando na marcação, Carlinhos tinha mais liberdade pela esquerda.
Carreira
Depois que saiu do Coritiba, Ceará deslanchou na carreira. Foi para o São Caetano, onde foi campeão paulista, e depois defendeu o Internacional, onde ganhou a Libertadores e o Mundial de Clubes de 2006. na sequência, atuou pelo Paris Saint-Germain, da França, antes de chegar ao Cruzeiro, em 2013. Pela Raposa, ele disputou 133 partidas, marcou dois gols e conquistou dois títulos brasileiros, em 2013 e 2014, e um mineiro, em 2014.