O Coritiba está muito próximo de garantir a sua permanência na elite do futebol brasileiro. Ontem à noite, no Allianz Parque, em São Paulo, com mais uma atuação consistente sob o comando do técnico Pachequinho, o Coxa venceu o Palmeiras por 2×0, chegou aos 43 pontos e agora precisa apenas de um empate na última rodada diante do Vasco, domingo, no Couto Pereira, para seguir na Série A.
Eficiente, principalmente no seu setor defensivo, o Coritiba dominou o jogo na etapa inicial. Apesar dos diversos erros de passes nos primeiros minutos, o Verdão minava as principais jogadas de ataque do Palmeiras, principalmente pelos lados do campo. Mesmo chegando pouco ao ataque, o Coxa foi o dono das melhores chances de marcar. Aos 18, Leandro Silva cruzou, mas Henrique Almeida cabeceou fraco e facilitou a defesa do goleiro Fábio.
Mas cinco minutos depois o Coritiba foi mortal no contra-ataque, sua principal arma na partida. Negueba arrancou, deixou Juan livre e o meia, com tranquilidade, deixou o goleiro caído e abriu o placar no Allianz Parque. Na única chance criada pelo Porco, Alecsandro, de cabeça, tirou de Wilson, mas estava impedido e o gol foi anulado. Ainda antes do intervalo, em contra-ataque puxado por Negueba, Henrique Almeida recebeu na área, bateu colocado e Fábio evitou o segundo gol coxa-branca.
A entrada de Juninho, no Palmeiras, reforçou as jogadas agudas do time da casa pelo lado esquerdo. O Porco, mais incisivo no ataque, passou a assustar mais o goleiro Wilson, mas somente em bolas alçadas na área. A primeira grande chance do time paulista veio aos 20 minutos. Depois do cruzamento de Egídio, Leandro Almeida cabeceou com perigo.
Bem postado e perfeito na defesa, o Coxa tinha os contra-ataques a sua disposição, mas sem capricho, não conseguia assustar a meta do goleiro Fábio. Aos 34, o Verdão quase ampliou. Thiago Lopes recebeu pela direita, cruzou e Henrique Almeida, na área, por pouco não marcou. A resposta do Palmeiras veio dois minutos depois. Lucas fez grande jogada na área, chutou e Wilson fez grande defesa.
Os minutos finais de jogo ganharam em emoção. Enquanto o Palmeiras, sem organização nenhuma, tentava pressionar, o Coxa tinha espaços para tentar matar o jogo. Aos 41 minutos, Kléber recebeu livre e, de fora da área, bateu forte e Fábio espalmou. Bem postado na defesa, o time coxa-branca matou o jogo aos 48 do segundo tempo. Thiago Lopes lançou e Henrique Almeida, na cara do gol, chutou forte, marcou o segundo e definiu a vitória em São Paulo.
Desfalque
O Coritiba terá pelo menos um desfalque para o duelo decisivo contra o Vasco, domingo, às 17h, no Couto Pereira. O volante João Paulo, que tem simbolizado, com suas boas atuações, a arrancada do Verdão, recebeu ontem o terceiro cartão amarelo e está suspenso da partida contra o time carioca. O jogador, que só não foi afastado do elenco alviverde graças ao ex-técnico Ney Franco, tem sido um dos principais jogadores do Coxa na competição nacional. (LF)
Veja mais lances da vitória Alviverde!