O Coritiba desperdiçou uma chance preciosa de ficar na boca do G4 e deixar para trás o tão badalado São Paulo. E oportunidades para isso não faltaram. O Alviverde esteve duas vezes na frente e ainda teve um pênalti claro não marcado.

continua após a publicidade

Mas, mesmo assim, poderia ter sido mais ousado para superar o Tricolor, que é um adversário direto na briga por uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Com o 2 a 2, ontem no Couto Pereira, o Coxa caiu para a oitava colocação no Brasileirão. Como consolo, os mais de 32 mil torcedores presentes no Alto da Glória viram um golaço de Keirrison.

“Foi um lance rápido, quando vi o Rogério Ceni saindo pensei que teria que ser rápido e certeiro. Graças a Deus deu certo e pude marcar”, comemorou o artilheiro do Coxa no ano e na competição. Agora, o K9 tem 12 tentos na Série A, mas os maiores matadores (Alex Mineiro, do Palmeiras, e Kléber Pereira, do Santos) balançaram a rede duas vezes ontem e chegaram a 15. Essa diferença poderá ser descontada ou pelo menos diminuída no domingo que vem, quando o Alviverde vai a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro, outro clube que está na mesma batalha pelo sonhado torneio internacional.

Ciciro Back
Keirrison comemora o golaço por cobertura: 12.º dele no Brasileirão.

Mas essa batalha não parece ser nada fácil – vide a concorrência. O São Paulo foi um exemplo disso. Tido e havido como um dos postulantes ao título, o time comandado por Muricy Ramalho é muito perigoso, bem armado e também buscou a vitória.

continua após a publicidade

Tecnicamente é muito bom, mas não tem conseguido uma boa seqüência e vem patinando. Por isso, era a chance que o Alviverde precisava para superar o Tricolor paulista. E os comandados de Dorival Júnior estavam espertos para isso. O primeiro gol foi um lance de muita inteligência de Marlos.

Após falta de Richarlyson, o meia cobrou rápido para Rodrigo Heffner, que cruzou para Ricardinho chutar. André Dias se atrapalhou e mandou para a rede. Isso, no entanto, não abalou os são-paulinos, que insistiram até Rodrigo fazer de cabeça. Aí entrou em cena o bom árbitro Marcelo de Lima Resende.

continua após a publicidade

Ele não considerou toque de mão de André Dias num chute de Maurício. A bola poderia ir ao gol, mas acabou na linha de fundo e gerou a revolta de jogadores e de torcedores. “Se fosse contra nós ele daria e isso é uma injustiça contra a gente”, reclamou Maurício.

Mas essa irritação virou alegria com o gol de Keirrison, que encobriu Rogério Ceni após Heffner cobrar lateral com rapidez e inteligência. O troco veio com Hugo, que armou uma boa jogada e foi cabecear na área. Daí em diante, o São Paulo tentou mais enquanto o Coxa tratou de administrar o marcador e garantir o ponto contra os paulistas, apesar de não ser bom negócio em termos de tabela. Como os ex-atleticanos Aloísio e Dagoberto não conseguiram levar perigo ao gol de Vanderlei, o jogo ficou nisso.

CAMPEONATO BRASILEIRO
22.ª Rodada
Coritiba 2 x 2 São Paulo
Coritiba

Vanderlei; Maurício, Rodrigo Mancha e Tiago Bernardi; Rodrigo Heffner (Leandro Donizete, 38 do 2.º), Alê, Carlinhos Paraíba (Guaru, 22 do 2.º), João Henrique (Hugo, 22 do 2.º) e Ricardinho; Marlos e Keirrison.
Técnico: Dorival Júnior
São Paulo
Rogério Ceni; Ânderson, André Dias e Rodrigo; Joílson, Jean, Richarlyson, Hugo e Jorge Wagner; Borges (Aloísio, 27 do 2.º) e André Lima (Dagoberto, 18 do 2.º).
Técnico: Muricy Ramalho
Local: Couto Pereira
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
,Assistentes: Milton Otaviano dos Santos (Fifa-RN) e Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ)
Gol: Ricardinho aos 13 e Rodrigo aos 43 do 1.º tempo; Keirrison aos 3 e Hugo aos 7 do 2.º tempo
Cartão amarelo: Jorge Wagner, Tiago Bernardi, Hugo (SP), Joílson, Hugo (COR)
Renda: R$ 588.065,00
Público pagante: 32.096
Público total: 34.232