O Coritiba vai decidir seu futuro no Campeonato Brasileiro nos próximos seis jogos e, depois de cinco derrotas seguidas na competição nacional, a chance de queda do Verdão para a segunda divisão, que chegou a ser inferior a 50%, é agora de nada menos de 61%. Com mais seis jogos para fazer, sendo três deles contra concorrentes diretos na luta contra a degola, o Coxa, para não precisar depender de outros resultados, terá que vencer quatro jogos e chegar ao número mágico de 45 pontos.
O Coxa, que tem 34,3% de aproveitamento no Brasileirão, para chegar aos 45 pontos e escapar da degola, terá que quase dobrar seu rendimento nos seis jogos restantes. O Verdão terá que conquistar 66% dos pontos até a última rodada para não depender de nenhum resultado. A tendência, no entanto, principalmente pelos recentes tropeços dos times que figuram na parte debaixo da classificação, é de que o time que atingir 43 e até 42 pontos escape do rebaixamento à Série B do ano que vem.
Depois da derrota para o São Paulo, anteontem, no Couto Pereira, vencer o Figueirense virou obrigação para o Verdão que, faltando seis rodadas, depende apenas das suas forças e pode sair da zona de rebaixamento em caso de vitória sobre o rival catarinense, na próxima rodada. O Figueira, com 35 pontos e dois a mais que o Coxa, tem 32% de chances de ser rebaixado à Segundona e, somente o time alviverde pode fazer este índice aumentar ao final da 33ª rodada do Brasileirão.
Decisões
Além da partida contra o Figueirense, o Coritiba terá, na sequência, o confronto contra o Corinthians, em São Paulo e, depois, encara o Goiás, fora de casa. O alviverde do Planalto Central tem 31 pontos e está na 18ª colocação. Este será outro jogo decisivo para as pretensões do Verdão no Brasileirão.
Na reta final do Brasileirão, o Coxa, antes de enfrentar o Vasco, na última rodada no Couto Pereira, terá pela frente jogos contra times que estão brigando por uma vaga na Libertadores da América do ano que vem. O time comandado pelo técnico Ney Franco terá pela frente o Santos no Couto Pereira e o Palmeiras em São Paulo, antes de fazer seu último jogo diante do time carioca, que pode chegar na última rodada já rebaixado para a segunda divisão.
Rivais
Das tabelas dos adversários do Coritiba, as mais complicadas são do Figueirense e do Goiás. O time catarinense, além de encarar o Coxa, neste sábado, no Couto Pereira, nas cinco últimas rodadas terá pela frente dois times que lutam pela vaga na Libertadores (Ponte Preta e São Paulo fora de casa), o Atlético-MG, que briga pelo título, dentro de casa, além do Fluminense. O Goiás, que tem 77% de chances de risco de rebaixamento, enfrentará, em casa, o Internacional, que luta pelo G4, o Coritiba, que é seu concorrente direto, e o São Paulo, que também briga na parte de cima da classificação. Fora de casa, encara Flamengo, o Atlético-MG e Chapecoense.
Invisíveis! Leia mais do Coxa na coluna do Massa!