Apesar do abatimento com a perda do título do Campeonato Paranaense no último domingo (8), o Coritiba vira a chave e foca agora na sequência da disputa da Copa do Brasil. Hoje, às 19h30, o time faz o primeiro jogo da segunda fase da competição nacional diante do Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Por conta do desgaste de alguns jogadores na decisão do Estadual, entrará em campo com uma equipe mesclada na serra gaúcha.

continua após a publicidade

Mais do que largar bem na segunda fase, o Coxa, depois de duas derrotas seguidas para o Atlético na final do Paranaense, tentará voltar a vencer. Assim, o técnico Gilson Kleina confia na manutenção desse espírito de decisão para voltar para Curitiba com um bom resultado ou até mesmo classificado, caso vença por dois ou mais gols de diferença.

“O que a gente conversou é que temos que buscar os resultados positivos novamente. Temos competência para isso. Vamos ter uma equipe mesclada, pois jogadores se desgastaram com a decisão e não conseguiram se recuperar. Não adianta levar jogador desgastado com a eminência de sofrer uma lesão. A Copa do Brasil é a sequência do mata-mata, estamos com esse espírito e vamos manter isso para trazer o melhor resultado possível para Curitiba”, apontou o treinador.

O Coxa aprendeu, da pior maneira, a importância de atuar bem no primeiro jogo de um duelo eliminatório. E é justamente isso que Kleina prega com o grupo alviverde para a partida contra o Juventude.

continua após a publicidade

“Trabalhamos em cima da importância desse primeiro jogo. Infelizmente, o Coritiba perdeu o primeiro jogo e fez muita diferença. A gente tira lição de todos os jogos. Então, diminuir as falhas em jogos decisivos é muito importante. Temos que ser uma equipe copeira, trazer o resultado e buscar gols fora de casa, que qualifica na Copa do Brasil. Eliminamos o Guarany (na primeira fase) porque jogamos com seriedade, a equipe criou e soube marcar também. A lição que fica é que o primeiro jogo pode dar grande vantagem ou pode colocar a situação a perder. Isso que a gente conversou”, cravou o comandante alviverde.

Time

Com relação ao time que jogou a final do Estadual, o treinador promoverá ao todo seis mudanças, com cinco jogadores sendo poupados. São os casos do lateral-esquerdo Carlinhos, do zagueiro Luccas Claro, do volante Alan Santos, do meia Ruy e do atacante Kléber. Além deles, o goleiro Wilson, o lateral-direito Ceará, e os meias Dudu e Juan seguem em fase de transição do departamento médico para os trabalhos com bola.

continua após a publicidade

A defesa coxa-branca terá três mudanças. Na lateral-direita, o jovem Dodô ganha a posição de Reginaldo. A vaga de Luccas Claros será ocupada pelo zagueiro Rafael Marques. Na esquerda, o paraguaio Benitez será o titular.

O meio também terá três mudanças. Com a saída de Alan Santos, o volante Ícaro ganha uma oportunidade. Na criação, o meia venezuelano César Gonzalez fará a sua estreia com a camisa do Verdão e terá a companhia do jovem armador Thiago Lopes. Na frente, o Coxa atuará sem nenhum homem de referência e o ataque será formado por Leandro e Negueba.

FICHA TÉCNICA

COPA DO BRASIL
Segunda fase – Jogo de ida

JUVENTUDE X CORITIBA

Juventude
Elias; Helder, Klaus, Heverton e Pará; Wanderson, Lucas, Bruno Ribeiro e Hugo; Dieguinho e Roberson.
Técnico: Antonio Carlos Zago

Coritiba
Elisson; Dodô, Rafael Marques, Juninho e Benitez; Ícaro, João Paulo, Thiago Lopes e César Gonzales; Leandro e Negueba.
Técnico: Gilson Kleina

Local: Estádio Alfredo Jaconi (Caxias do Sul-RS)
Horário: 19h30
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Vitor Carmona Metestaine (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)