O Coritiba abre nesta quarta-feira (12), no dia em que completa 107 anos de existência, diante do Figueirense, às 19h30, no Couto Pereira, uma série de decisões que terá pela frente e também de partidas que serão realizadas em Curitiba. Agora na 13ª colocação na classificação do Campeonato Brasileiro, o time coxa-branca, depois da derrota por 1×0 para o Internacional, na última quinta-feira (6), em Porto Alegre, viu a distância para a zona de rebaixamento encurtar e cair para três pontos.
Assim, o duelo contra o Figueirense, que está na zona de rebaixamento do Brasileirão, ganhou contornos de decisão. O meia-atacante Vinicius ressaltou a boa atuação da equipe contra o Colorado gaúcho, lamentou o revés, mas enalteceu a importância da vitória sobre os catarinenses atuando dentro de casa.
“Temos um jogo importante contra o Figueirense, praticamente um confronto direto, apesar de que eles estão abaixo. Só que é bom fazer a lição de casa. Tem que buscar a vitória nesse jogo. A gente jogou melhor. Agora, temos que trabalhar forte e descansar, que quarta-feira tem mais uma guerra. Todo jogo é perigoso. São jogos fundamentais para ter a vitória. A derrota já passou. A gente lamenta, mas não pode lamentar muito porque quarta-feira já tem que estar preparado.“, apontou o camisa 8 em entrevista ao Globoesporte.com.
O Coritiba, que recentemente enfrentou viagens mais longas, como para Recife e principalmente para Córdoba, na Argentina, para o duelo contra o Belgrano, pela Copa Sul-Americana, terá uma sequência de partidas sem precisar sair de Curitiba. Depois do Figueirense, o Verdão terá o duelo contra o Atlético, na Vila Capanema e, na semana que vem, encara o Atlético Nacional, da Colômbia, na quarta-feira (19) e o Fluminense no domingo (23), ambos no Couto Pereira.
O primeiro objetivo do Alviverde, no entanto, é o time catarinense. Uma vitória encaminha bem a permanência do clube na primeira divisão. O zagueiro Luccas Claro cravou que o Coxa tem a obrigação de vencer esse jogo e pontuou a importância dessa sequência em Curitiba.
“É um confronto direto, temos que nos afastar. Não nos livramos ainda. Jogando em casa temos condições e obrigação de vencer o jogo. É muito bom ficar duas semanas em Curitiba, por causa da sequência de jogos, ainda mais porque é uma sequência forte. Quando você não tem a viagem, dá pra descansar mais. Agora, é somar o máximo de pontos possível”, concluiu o defensor.
Para o compromisso contra o Figueira, o técnico Paulo César Carpegiani trabalhou com o elenco no final de semana, mas, depois da derrota para o Internacional, o treinador adiantou que deve manter a mesma escalação. A única mudança será o retorno do atacante Kazim, que cumpriu suspensão. Assim, Vinicius e Iago correm o risco de deixar a equipe.