Com quatro pontos conquistados nos últimos dois jogos, o Coritiba ainda não saiu da zona de rebaixamento, mas vê a fuga contra a degola mais palpável a partir de agora. E os quatro próximos jogos do Coxa no Campeonato Brasileiro contra concorrentes diretos da parte debaixo da classificação podem definir o futuro do time. Conseguir grandes resultados a partir de agora podem encaminhar a salvação do Verdão da queda à segunda divisão do ano que vem.
- Coxa pode sair da zona de rebaixamento na próxima rodada
- Coritiba já vê saída da zona da degola como realidade
O primeiro dos quatro confrontos diretos será neste domingo, diante do Sport, em Recife. O time pernambucano tem apenas três pontos a mais na tabela e também segue ameaçado. Se o Coritiba vencer por dois gols de diferença, inclusive, ultrapassa o adversário na classificação. Depois, o Coxa encara o Avaí, no Couto Pereira, o Fluminense, no Rio de Janeiro, e a Ponte Preta, novamente dentro dos seus domínios.
Dos quatro adversários, o único que não está em queda é o Fluminense, que perdeu pra Chapecoense na rodada passada, mas vinha de duas vitórias consecutivas. Os outros três conseguiram apenas uma vitória nos últimos cinco jogos e estão em queda na tabela.
O Alviverde, mesmo tendo conquistado quatro pontos dos últimos seis disputados, também está em situação delicada. Sua chance de rebaixamento, segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, é de 62%. Antes do empate contra o Vasco, o risco era de 75%. A missão do Coritiba, na verdade, será árdua até o final do Brasileirão.
O Verdão tem 32 pontos e, para não depender de ninguém e garantir sua permanência na primeira divisão, precisa de mais 14 pontos nos oito jogos restantes. Ou seja, teria que vencer os quatro jogos em casa e ainda beliscar mais um empate como visitante. Por isso, conseguir grandes resultados nesses próximos compromissos podem encaminhar de vez a fuga do Coritiba do rebaixamento. Não só para fazer os pontos necessários, mas também para segurar estes concorrentes na tabela.
Mas, para isso, o Coxa terá que mudar o retrospecto contra estes adversários. No primeiro turno, foram apenas três pontos somados, na goleada por 4×1 sobre o Avaí, na Ressacada. Nos outros três jogos, foram três derrotas, sendo duas em casa e só um gol marcado, diante de nove sofridos. A sequência, inclusive, culminou na saída de Pachequinho do comando técnico.
Agora em uma nova situação, o Alviverde espera devolver as derrotas e sair destes compromissos fora da zona de rebaixamento.