O Coritiba terá roupa nova para estrear no Campeonato Brasileiro, domingo, às 18h30, contra o Atlético-MG. Apesar de ainda não ter sido oficializado pelo clube, já se sabe que o novo modelo da camisa 1 remete a uma conquista histórica do Alviverde: o Torneio do Povo, que completa 40 anos. O design da camisa segue linha retrô do começo dos ano 1970. Para o diretor de marketing e negócios do Coxa, Paulo César Verardi, a expectativa é que o uniforme alavanque a venda de camisas do Coxa. “A torcida pode ficar alerta, por que o lançamento do novo uniforme não vai demorar. O Coritiba terá em 2013 uma das coleções mais bonitas de todos os tempos. Ela conta uma história, tem toda uma tradição por trás e, quem sabe, não seja mais um motivo para gente estrear com o pé direito dentro dessa linha que estamos propondo para o Brasileirão”, afirma.
Passados 40 anos depois da conquista do Torneio do Povo, o Coritiba passa, a partir do lançamento do novo uniforme, a promover uma série de ações para exaltar um dos mais importantes títulos do clube. Para quem não recorda, a competição reuniu à época os seis clubes de maior torcida do Brasil: Flamengo, Corinthians, Atlético-MG, Internacional, Bahia e Coritiba. Na vitoriosa trajetória foram 4 vitórias, 3 empates e somente uma derrota. Comandado pelo técnico Tim, e lembrado por grande parte da torcida como um das melhores equipes de todos os tempos, o Coxa tinha como time-base Jairo; Orlando, Oberdan, Cláudio e Nilo; Hidalgo e Dreyer, Sérgio Roberto, Zé Roberto, Negreiros e Aladim.
Furada pelo parceiro
Atualizada com novidades tecnológicas pela empresa Nike, que fornece material esportivo ao clube, a nova camisa presta ainda uma homenagem ao Alviverde de 1973, que ganhou o primeiro tricampeonato do clube. Além de novas linhas, o uniforme já estará estampando as logomarcas da Caixa Econômica Federal e da Pro tork, patrocinadores do clube na atual temporada. “São patrocínios de extremo valor e que agregam muito. A camisa tem linhas harmônicas e consegue conciliar o interesse dos patrocinadores aos interesses do torcedor, que quer que a camisa seja vistosa”, disse Paulo Verardi.
O motivo de o clube ainda não ter se manifestado oficialmente sobre a nova linha, tampouco ter interagido com os sócios através de ações voltadas ao lançamento – e que explorem o potencial de seus jogadores, principalmente do “garoto-propaganda” Alex – se dá por conta do fornecedor. A empresa Netshoes, parceira do clube e responsável pela distribuição do material, ainda não repassou ao Alviverde o novo lote de camisas. Entretanto, já se sabe que algumas lojas da Capital receberam o novo uniforme antes mesmo do próprio clube.