Sem o artilheiro

Coritiba terá que se livrar de ‘Kléberdependência’ pra manter embalo

Kléber comemorando gol. Cena se repetiu várias vezes em 2016 e coloca pressão nos substitutos. Foto: Jonathan Campos

Em franca recuperação no Campeonato Brasileiro, onde soma duas vitórias e dois empates nos últimos quatro jogos, o Coritiba sofreu uma perda importante na semana passada. O atacante Kléber sofreu uma fissura no pé direito e ficará de fora por tempo indeterminado. Um desfalque que se reflete diretamente nos números do Coxa na temporada.

O Gladiador é o artilheiro do Alviverde na temporada com 21 gols marcados, sendo 13 pelo Campeonato Paranaense, onde foi o goleador da competição, e sete no Brasileirão. Pelo torneio nacional, Kléber atuou em 19 das 22 partidas. É o capitão e ponto de referência da equipe. Sem ele, foram um empate (0x0 contra o São Paulo) e duas derrotas (4×3 para a Chapecoense e 3×1 para o Vitória). Contra o tricolor paulista, no Morumbi, o time criou algumas boas oportunidades mas faltou um finalizador lá na frente.

Mais do que isso, o atacante se tornou um dos líderes do elenco. Pela experiência que tem, também é decisivo taticamente, pois atrai a marcação e acaba abrindo espaços para os outros jogadores do setor ofensivo. Até por isso, o meia Juan, embora também seja um destes líderes, lamenta a ausência do companheiro.

“Estou na torcida para que o Kleber se recupere logo, pois ele é o nosso capitão e é muito importante para o time”, afirmou o jogador, via assessoria de imprensa.

Kléber, aliás, vem fazendo uma das melhores temporadas na carreira. Até agora, o melhor ano dele em termos de gols foi em 2009, quando atuava pelo Cruzeiro e marcou 24. Sem falar que também tinha se livrado das séries de lesões musculares, que tanto atrapalharam o seu rendimento nos anos anteriores.

100% fisicamente, o Gladiador vinha recuperando o bom futebol de antigamente. Agora, terá que ter paciência para se recuperar o quanto antes e torcer para que os companheiros melhorem o seu desempenho ofensivo. O técnico Paulo César Carpegiani tem como opções para o setor Kazim-Richards, que tem dois gols com a camisa coxa-branca, mas que também se recupera de uma lesão, Neto Berola, que em sete partidas pelo clube ainda não balançou as redes, e o jovem Iago, que tem dois gols e deve ser a grande aposta do treinador, uma vez que foi decisivo diante do Santos e do Vitória, quando entrou no lugar do próprio Kléber e fez o gol da classificação na Copa Sul-Americana.

Além deles, outra opção é o jovem Kady, destaque das divisões de base e que deverá aparecer mais nas relações de jogadores que vão para o banco de reservas. Missão complicada para qualquer um deles, que terão a missão de ocupar a vaga do artilheiro.