Ufa!

Coritiba terá o final de ano mais tranquilo desde 2011

Coritiba pode comemorar. Time não passará sustos nas últimas rodadas do Brasileirão. Foto: Jonathan Campos

O torcedor do Coritiba, depois de altos e baixos e de muitas incertezas ao longo do Campeonato Brasileiro, pode, enfim, respirar aliviado nesta reta final de temporada. A vitória do Corinthians por 1×0 sobre o Internacional, em São Paulo, na noite de segunda-feira (21), colocou um fim na luta do Verdão contra o rebaixamento e o time, agora, terá uma reta final de competição nacional como há muito tempo não se via.

Mais precisamente desde 2011, quando o Alviverde retornou à Série A e lutou até a última rodada por uma vaga na Libertadores, mas acabou o Brasileirão na oitava posição, somente três pontos atrás do Internacional, quinto colocado na ocasião. O Verdão chegou perto do G4, mas acabou, na última rodada perdendo para o Atlético, na Arena da Baixada, no duelo que marcou o rebaixamento do Furacão para a Série B.

No ano seguinte, o Coritiba terminou na 13ª posição com 48 pontos, mas escapou do rebaixamento somente na penúltima rodada, quando mesmo perdendo para o Cruzeiro, acabou sendo beneficiado pelo empate do Sport diante do Fluminense. Assim, o Verdão, que iniciou a penúltima rodada com cinco pontos de vantagem para a ZR, terminou com quatro e garantiu sua permanência na Série A.

Em 2013, o Coxa chegou para a última rodada do Brasileirão com chances de cair. O time alviverde, que terminou a temporada com Tcheco como técnico interino, escapou depois de vencer o São Paulo, em Itu, por 1×0, terminando na 11ª posição, com 48 pontos, quatro a mais que a Portuguesa, rebaixada no tapetão por ter escalado um jogador irregular.

Em 2014, o Alviverde conseguiu escapar da degola somente na penúltima rodada, quando venceu o Atlético-MG, fora de casa, por 2×1, em mais um ano onde os triunfos como visitante foram poucos. Assim, o Verdão, que terminou o Brasileirão daquele ano na 14ª posição, com 47 pontos, na última rodada fez uma despedida dos gramados a altura para o meia Alex. Diante do Bahia, que ainda tinha chances de escapar do rebaixamento, a equipe coxa-branca venceu de virada por 3×2 e encerrou bem a temporada.

Por fim, no ano passado, o drama do Coritiba contra o rebaixamento durou até a última rodada, quando empatou sem gols diante do Vasco, no Couto Pereira e garantiu sua permanência na Primeira Divisão. Com isso, o Coxa fechou o ano mais perto da zona de rebaixamento, somente dois pontos atrás do Avaí, primeiro time dentro da zona de rebaixamento da competição nacional.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna