Com apenas dois gols marcados, o Coritiba tem um dos piores ataques do Brasileirão, à frente apenas do lanterna Figueirense, que não fez nenhum. Apesar do desempenho ruim, na média o time vem criando um bom volume de oportunidades ao longo dos jogos. Talvez a exceção seja exatamente a partida contra o Sport, onde as chances rarearam. Por conta desse retrospecto, a ordem é acertar a pontaria para buscar uma guinada a partir do confronto deste sábado, em Belo Horizonte, contra o Cruzeiro.

continua após a publicidade

Além do baixo desempenho ofensivo, o Verdão ainda tem uma distribuição ruim de seus gols. O time só conseguiu balançar as redes no jogo frente ao São Paulo (2×2, no Pacaembu). Nas outras três partidas, passou em branco. “Faz parte de um início de trabalho. O time ainda está se ajustando. Marcamos poucos gols, mas todos têm ajudado muito na marcação”, amenizou o volante Baraka, confiante numa evolução natural da equipe.

No treino de ontem, o técnico Celso Roth destinou uma fatia significativa para as finalizações. Uma situação natural, em se tratando de uma semana “cheia”. A partir de sábado, o Coritiba estará em campo a cada três ou quatro dias, até a parada para a Copa. E, neste período, a carga de treinos será muito pequena, com ênfase especial na recuperação dos jogadores. “Será um momento para a gente buscar uma arrancada. Temos que vencer o quanto antes, pois é ruim ficar na parte de baixo da tabela”, admitiu Baraka.

Um dos mais regulares, até aqui, o volante entende que fez a aposta certa ao escolher o Verdão. “Estou num bom momento. É claro que a gente precisa aliar isso a bons resultados. Mas, estou feliz com o meu rendimento no clube, onde não tive nenhum problema de adaptação”, comentou Baraka. Ele vem formando com Chico uma dupla muito equilibrada de marcação e que está dando uma boa sustentação à zaga. Se o ataque vai mal, a defesa é a 5ª menos vazada, com três gols sofridos.

continua após a publicidade

Em relação à tabela, a preocupação maior fica por conta do grau de dificuldade nos próximos compromissos. Após encarar o Cruzeiro, o Coritiba recebe o Internacional e, depois, tem o clássico Atletiba. “Será uma semana de muita atenção. Já perdemos muitos pontos e, agora, não dá pra vacilar. Senão, a pressão aumenta”, concluiu Baraka.