Duas semanas, quatro jogos e o Coritiba deu um novo rumo na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. A vitória por 3×2 no confronto direto contra o Botafogo-SP, segunda-feira (29), no Couto Pereira, recolocou o time no G4 e deu mais tranquilidade para a sequência da competição. Especialmente para o técnico Umberto Louzer, que antes dessa sequência invicta de quatro partidas estava ameaçado no cargo.
+ Avaliação: Treinador gostou do rendimento diante do Botinha
O Coritiba conquistou dez dos últimos 12 pontos disputados. Saiu da zona intermediária da classificação e assumiu o protagonismo que também foi cobrado na Segundona. Agora com mais tranquilidade no comando coxa-branca, Louzer ressaltou que a convicção no trabalho, mesmo nos momentos mais complicados, fez a diferença para que o Verdão pudesse dar a volta por cima na segunda divisão.
+ Bastidores: Vitória veio após papo no vestiário
“Como sempre falei, esses jogadores trabalharam pra caramba e com convicção daquilo que estava fazendo. Sempre falei que o Coritiba não sofreu contra adversários. Nenhum nos dominou totalmente. Não estávamos conseguimos aliar a performance ao resultado, mesmo sabendo que a performance estava aquém daquilo que temos de potencial. Estamos em um processo de crescimento e de evolução. Temos muito a crescer na frente para que a gente atinja o objetivo que é conseguir o acesso no final do ano”, cravou o treinador.
Depois de um mês de treinamento durante a parada para a Copa América, o Coritiba foi ao interior de Santa Catarina e perdeu por 2×1 para o Criciúma. Pior que a derrota, sofrida no último lance da partida, o Coxa jogou mal diante do modesto time catarinense. O cargo de Umberto Louzer ficou a perigo, mas foi justamente esse revés que fez o Verdão alavancar na Série B.
+ No Couto: Torcida alviverde faz as pazes com o time
Para o técnico, a insatisfação do elenco com a derrota e com a apresentação diante do Criciúma foi o divisor de águas para o Coritiba buscar a melhora da sua performance na competição nacional. Foi o que aconteceu. Mesmo sem jogar bem, na rodada seguinte o time iniciou sua reação com uma vitória no sufoco contra o São Bento, no Couto Pereira.
“Tivemos uma conversa após o jogo contra o Criciúma. A insatisfação e a indignação foram grandes pela derrota e por aquilo que apresentamos. Ficamos devendo na ocasião. Agora é continuar com os pés no chão e saber que temos muito o que evoluir. Subimos mais um degrau, foi mais uma vitória em confronto direto que é muito importante”, emendou Louzer.
+ Mídia: Cade abre investigação sobre direitos de transmissão
Diante do Botafogo, o Coritiba conseguiu pela primeira vez ser dominante nesta Série B. Atuou como protagonista – o que a diretoria pediu quando Umberto Louzer foi contratado. Teve erros, especialmente na defesa, mas o treinador garantiu que essa é o tipo de vitória que dá mais confiança para a sequência da segunda divisão.
+ Confira a classificação da Série B!
“É o tipo de jogo que amadurece e te fortalece. Dá mais confiança para continuar trabalhando. Temos muita coisa para evoluir. O que me deixa feliz é a entrega, a dedicação e o comprometimento dos atletas com a instituição do Coritiba. Identificamos os erros, entramos nos trilhos e melhoramos. Cada rodada terá uma exigência maior. Temos que lucidez, equilíbrio e muita competitividade para conseguir os objetivos na competição”, arrematou o comandante alviverde.
+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre futebol, entretenimento, horóscopo, nossos blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias. Vem com a gente!