Pela primeira vez o Coritiba sente o gostinho de ser líder do Campeonato Brasileiro da Série B deste ano. Claro que ainda tem a sequência da rodada hoje e outras equipes podem passar, mas o Alviverde conquistou uma boa vitória por 2 a 1 sobre o América-RN, mostrou que o tropeço diante do Bragantino está superado e a reação veio no momento certo. Mas o resultado poderia ter sido melhor se a equipe coxa não tivesse desperdiçado tantas chances ontem à noite no Machadão. No sábado que vem, o desafio será o Sport, em Joinville.
A recuperação dos pontos perdidos na Manchester catarinense na terça-feira era fundamental para o Coritiba não correr o risco de cair ainda mais na tabela e os jogadores entenderam direitinho a situação. Apesar do América-RN estar distante do Bragantino, jogar em casa e se obrigar a buscar o jogo, o Alviverde tomou a iniciativa e fez aquilo que não fez no jogo anterior: tocou a bola com mais objetividade e finalizou. Melhor ainda que o gol saiu logo no início após Rafinha cobrar falta da esquerda e Cleiton desviar de cabeça para a rede.
“Tomara que ele dê o gol para mim porque preciso mais desse gol do que o Cleiton”, pediu Rafinha. “A bola tocou na minha cabeça, mas o importante é que fizemos o gol”, minimizou Cleiton. Já a arbitragem não viu o desvio e creditou o tento para Rafinha. Independente disso, Com a vantagem no marcador, o Coxa administrou a partida, se fechou bem atrás, mas não abandonou a busca pelo segundo gol. Quase veio ainda no primeiro tempo em boas chegadas de Marcos Paulo e Geraldo.
Enquanto isso, o Mecão só tentava de longe e na bola que foi na meta Edson Bastos voou e espalmou em bela defesa. O jogo era bom para o Coritiba e Lula Pereira se obrigou a mexer na equipe ainda no primeiro tempo, mas não mudou nada. Na etapa final, o Alviverde manteve a carga e ampliou, não antes de Geraldo perder gol incrível após passar pelo arqueiro adversário. Mas o gol veio com Betinho, que aproveitou rebote de Rodolpho e só completou. As chances foram se repetindo e sendo desperdiçadas.
Mas o América-RN estava vivo e diminuiu com Allan Delon, numa bobeira da defesa alviverde, que começou a correr riscos defensivos enquanto o ataque cansava de perder boas oportunidades de matar a partida, mas o time da casa perdeu o gás e o Coritiba conseguiu controlar a partida e garantir o resultado.