O Coritiba abre a sua segunda semana de intertemporada com um elenco ainda passando por ajustes. O diretor de futebol Anderson Barros busca os últimos reforços, todos voltados ao setor ofensivo. Com apenas sete pontos e na 17ª colocação, o Verdão traça uma “corrida de recuperação” a partir do dia 16 de julho, quando o Brasileirão volta com tudo, após a parada para a Copa do Mundo. Na fase inicial, o clube desperdiçou sete pontos jogando no Couto Pereira – onde não venceu um jogo sequer – e essa história precisa mudar a qualquer preço, já no duelo com o Figueirense.

continua após a publicidade

Barros aguarda um “sinal verde” da Fifa para poder assinar o vínculo com o atacante André Lima. O outro jogador pretendido é o meia-atacante Martinuccio, fora dos planos do Fluminense. A questão com o argentino depende do acerto entre os clubes, com o Coxa bancando apenas uma fração dos salários do jogador. Pesa nesta transação a preferência de Martinuccio, que tinha também uma proposta do Vitória, mas optou por negociar com o Coritiba. Contando com André Lima e Martinuccio, seriam quatro reforços contratados (Hélder e Élber já treinam com o grupo), fechando o elenco.

Isso, é claro, a partir de um significativo enxugamento de elenco. O clube ainda não se manifestou sobre o assunto, mas vários jogadores foram colocados em disponibilidade. Uma situação que não atinge apenas integrantes do time B, como Djair, Marcos Paulo, Diogo Sodré e Jonatha Fumaça, apenas para citar alguns. Seguem na mesma “barca” alguns atletas que, em determinados momentos foram até titulares. São os casos de Moacir, Jajá e Roni. A meta é cortar gastos com jogadores que não deram o retorno esperado e equilibrar o grupo com contratações pontuais e de qualidade.

A partir dessa “engenharia financeira”, o dirigente pretende entregar à comissão técnica um grupo de aproximadamente 28 jogadores, dentro da dinâmica desejada por Celso Roth. Vale lembrar que o grupo atual além dos reforços que já chegaram, conta ainda com a inclusão de Zé Rafael e Anderson Aquino, incorporados após a boa participação no torneio Foz 100 Anos. O grupo terá uma sequência de testes dificílimos. Após o jogo em casa, com o Figueirense, o Verdão vai encarar, longe de sua torcida, contra Botafogo (19/07) e Grêmio (27/07).

continua após a publicidade