Números

Coritiba sabe que não é preciso melhorar, é preciso vencer

Marcelo Oliveira anda se esgoelando para fazer o Coritiba jogar melhor e voltar a vencer. Foto: Divulgação/Coritiba FC

A fase do Coritiba realmente não é boa. O empate em 1×1 no confronto direto na luta contra o rebaixamento contra o Bahia, no último sábado, em Salvador, não foi de todo ruim, mas a rodada não ajudou. A maioria dos seus concorrentes conseguiu vencer nesta rodada e o Coxa só vê aumentar sua chance de queda à segunda divisão do ano que vem. Na penúltima posição com 28 pontos, o Verdão tem 55% de probabilidade de rebaixamento segundo o site Infobola e, para piorar, terá pela frente nada menos que o Corinthians, líder do Brasileirão, fora de casa.

Dos times que estão brigando diretamente contra o rebaixamento, somente o empate entre Vasco e Chapecoense e a derrota do Avaí para o Atlético-GO, em Florianópolis, contribuíram de certa forma para o Coritiba. No entanto, a vitória do Dragão fez o time de Goiânia chegar aos 25 pontos e continuar respirando para tentar escapar da queda à segunda divisão que, há algumas rodadas atrás, parecia estar anunciada.

Um dos resultados que mais prejudicaram o Coritiba foi o triunfo do Vitória sobre o Botafogo por 3×2, no Rio de Janeiro. O time baiano, que tem o segundo melhor rendimento como visitante do Campeonato Brasileiro, chegou aos 32 pontos e abriu quatro de vantagem para o Verdão. O São Paulo, dentro de casa, venceu o Sport por 1×0, chegou aos 31 pontos, mas a equipe pernambucana, por sua vez, permaneceu com 30 e próxima da zona de rebaixamento.

O alento para o Coritiba é a proximidade da zona de rebaixamento com os times que estão no meio da tabela. Atlético e Atlético-MG, que ocupam a 8ª e 9ª posições, respectivamente, estão com 34 pontos e somente quatro acima do Avaí, que é o primeiro time dentro da área de risco da competição nacional. O Fluminense, por exemplo, que há algumas rodadas lutava na parte de cima, estacionou na tabela, tem 31 pontos e também está ameaçado pelo rebaixamento à segunda divisão.

Outro alento ao torcedor do Coritiba é a boa atuação diante do Bahia. No entanto, na atual fase do time coxa-branca, nem sempre boas atuações estão rendendo vitórias ao Verdão. Já são quase dois meses sem conquistar uma vitória sequer no Brasileirão – a última vitória foi em 6 de agosto contra a Chapecoense – e, por isso, o Coxa caiu muito na classificação e ocupa atualmente a penúltima posição na tabela.

Confira a classificação completa do Brasileirão!

Até por isso, o empate diante do Bahia não foi tão comemorado pelo Coritiba. O time alviverde precisa voltar a vencer urgentemente na competição nacional para deixar a zona de rebaixamento. Contra o Bahia, o Verdão teve uma boa atuação, foi prejudicado pela arbitragem e o técnico Marcelo Oliveira lamentou uma melhor sorte na partida contra o tricolor baiano.

“Se a gente tivesse outros bons resultados, estava até comemorando porque o Bahia recentemente ganhou do Grêmio, se fecha muito e sai bem no contra-ataque. Como a gente vem de resultados negativos, achei que poderia ter melhor sorte. Jogamos bem nos primeiros 30 minutos e faltou também uma melhor precisão de arbitragem porque é mais um pênalti. A gente poderia ter saído na frente e ter um jogo mais tranquilo”, arrematou o comandante alviverde.