Para se automotivar, o Coritiba ainda mantém vivo o sonho de conquistar uma vaga na Libertadores 2012, apesar de as chances estarem se diluindo. É uma forma de o time seguir motivado nestas nove rodadas que faltam para acabar o Campeonato Brasileiro. Hoje, às 18h, o adversário é o Bahia, no Couto Pereira. Apesar de desfalcada, a equipe tem a expectativa de, outra vez, responder com uma vitória em casa um tropeço como visitante – quinta-feira perdeu por 3 x 1 para o Fluminense. É a lei da compensação.
O Coxa terá desfalques. Não poderá contar com o volante Léo Gago, suspenso, e também com o meio-campo Tcheco, machucado. Leandro Donizete ou Demerson e Everton Costa ou Davi são os prováveis substitutos. “Temos o objetivo de alcançar a zona de Libertadores e temos futebol para isso. Estamos focados nessa meta e jogaremos nosso melhor futebol para alcançá-la”, avisa o atacante Bill, que há três partidas não marca.
No entanto, ele promete a vitória aos torcedores que forem ao Alto da Glória. “Não conseguimos trazer pontos do Rio, mas com certeza faremos um grande jogo em casa e sairemos vitoriosos”, garante o jogador. Ele é o artilheiro da equipe na competição, com dez gols, mas a torcida espera um melhor rendimento do atacante, apesar de Leonardo ainda estar vindo de lesão e também não apresentar um bom futebol.
Se Bill estiver certo, o Coxa ainda pode manter um fiapo de esperança, já que a matemática dá ao time apenas 16,6% de possibilidade de chegar ao G5, segundo o site chancedegol.com.br. Trocando em miúdos, o Coritiba precisa vencer sete e empatar um dos nove jogos que restam.
É difícil, mas o técnico Marcelo Oliveira mantém o sonho. “Eu acho que ainda tem muita coisa para acontecer e vamos buscar sempre a melhor colocação, e se possível a Libertadores”, analisa. O time tem apenas 46% de aproveitamento e teria que estar próximo dos 60% para entrar de vez na briga pela Libertadores.
Para piorar, o treinador perdeu Léo Gago pelo terceiro cartão amarelo e Tcheco com uma lesão na coxa direita. O treinador ainda espera a recuperação de Leandro Donizete, mas se não puder contar com o atleta deverá lançar mão de Demerson na função. O zagueiro vem treinando na marcação do meio-campo e pode atuar ao lado de Willian. Na articulação, Davi e Everton Costa disputam a vaga de Tcheco. O resto da formação não deve mudar. Depois do Bahia, hoje, o Coxa terá a semana inteira para se preparar e encarar o São Paulo, no domingo que vem, no Morumbi.
