O Coritiba retornou aos trabalhos ontem com apenas um pensamento: manter o mesmo ritmo do 1.º turno para tentar ser campeão estadual antecipadamente, e invicto.
Até o momento, o Alviverde está no seleto grupo de apenas quatro equipes da Primeira Divisão do Brasileiro que ainda não perderam na temporada. Ceará, América-MG e Flamengo acompanham o Coxa na façanha.
Na contabilidade dos invictos, o Coritiba já disputou 13 jogos, Ceará, 12; Flamengo, 10, e América-MG, apenas 5. Se o Alviverde vencer o Campeonato Paranaense sem perder nenhum jogo, repetirá 1935 e 2003, quando também foi campeão invicto.
Para preservar o desempenho, o trabalho já é intenso no CT da Graciosa, e com o alerta ligado. A estreia no segundo turno será contra o Operário, domingo, às 18h30, no Couto Pereira.
“A gente sabe da dificuldade do campeonato, mas confiamos na nossa qualidade e se mantivermos o foco com certeza conseguiremos os resultados”, avalia o zagueiro Emerson.
Segundo ele, as conquistas do time até aqui são fruto do trabalho. “Agora é ter a cabeça no lugar, por que não podemos relaxar. Temos um grupo forte e precisamos fazer prevalecer isso para conseguir os resultados positivos”, destaca.
Sobre a manutenção da invencibilidade, Emerson avalia que ela só será preservada com trabalho. “A gente vai trabalhar muito para que consiga ficar um bom tempo invicto”, projeta o defensor.
Já o goleiro Edson Bastos vai além e avisa que não dá para se acomodar. “Temos que seguir provando a cada dia, pois o futebol é assim e não há como se acomodar. Afinal, as cobranças são naturais”, avisa o arqueiro.
Ele também vê um bom caminho para o Coritiba na sequência da temporada. “Temos um grupo ciente do que tem que ser feito. O importante é que estamos no caminho certo. Temos que manter essa concentração e procurar encarar cada partida como se fosse uma decisão”, aponta Bastos.