Pressionado por dois tropeços seguidos e a perda da liderança do Campeonato Brasileiro da Série B, o Coritiba muda para buscar a reabilitação em Florianópolis contra o Figueirense.

continua após a publicidade

E até o esquema tático do Alviverde será outro, com o moderno 4-2-3-1 dando lugar ao tradicional 4-4-2, e Triguinho, Andrade, Léo Gago e Sandro como novidades.

Se vencer o “melhor time da competição”, o Coxa recupera a ponta da tabela e volta ao trilho normal, mas um empate garante a permanência no G4 e tranquilidade. O confronto contra os catarinenses começa 15h50 no Orlando Scarpelli.

“Apesar do pouco tempo de trabalho, fizemos uma avaliação e e em função da ausência do (Leandro) Donizete (volante, machucado) e dos dois últimos jogos a gente achou interessante mudar um pouquinho a estrutura da equipe para esse jogo. A armação deu maior poderio de marcação no meio-de-campo”, explica o técnico Ney Franco.

continua após a publicidade

Ontem, por sinal, ele mais conversou com os jogadores do que treinou propriamente. Antes e depois da prática passou instruções aos titulares e durante o treino parou em vários momentos para corrigir o posicionamento.

E a precaução tem lógica. O time perdeu para Ipatinga e Duque de Caxias, que estão na parte de baixo da tabela, e precisa se reabilitar diante do líder. “Vamos enfrentar a melhor equipe do campeonato, não só pelos números porque já era uma avaliação minha há cinco, seis rodadas e está se confirmando agora. Então vamos proteger mais o setor de meio, fazendo uma marcação forte com a expectativa de recuperar a ponta mesmo com todas as dificuldades”, aponta o treinador do Coritiba.

continua após a publicidade

O meia Sandro também alerta para as dificuldades. “Mas nossa equipe está focada em conseguir o resultado, ciente do que vai enfrentar”, analisa o jogador. Ele entra na vaga de Dudu, que perdeu a condição de titular junto com Marcos Paulo, que abre espaço para Andrade.

No lugar de Donizete, estreia Léo Gago enquanto Triguinho substitui o suspenso Lucas Mendes. “Sabemos que foram duas derrotas, é uma partida complicada, mas nada de desespero porque temos condições de vencer”, completa Triguinho.