Em 2003, uma derrota por 4 a 0 para o Santos acendeu a luz amarela no Alto da Glória e o então secretário do conselho de administração, Domingos Moro, lançou a campanha “Coritiba na Libertadores. Eu Acredito”. O problema na época era não perder o embalo e deixar o grupo de classificação pro torneio internacional. Agora, é o contrário.

continua após a publicidade

O Alviverde precisa retomar o bom rendimento para entrar de vez no G4 e reverter os prognósticos que apontam poucas chances para o time passar o centenário viajando pela América. Por isso, a confiança é grande na recuperação, que tem que começar domingo contra o Vitória.

“O campeonato é longo, a gente tem ainda bastante partidas e com o Coritiba fazendo bons jogos fora de casa e somando pontos importantes em casa vamos conseguir chegar automaticamente”, projeta o meia Marlos.

Até o final do Brasileirão, são 14 jogos e o site Chancedegol.com.br dá apenas 14,2% de chances para o Alviverde chegar no G4. Já o Infobola.com.br, do professor Tristão, é mais otimista e aponta o Coxa com 17% de chances de classificação para o torneio.

continua após a publicidade

Melhorou? Que nada. Para o técnico Dorival Júnior esses números não apontam a verdadeira realidade do Brasileirão. “Eu acho que essas estatísticas estão totalmente erradas”, dispara.

De acordo com o treinador, dá sim para acreditar na classificação e as chances são bem maiores ou iguais aos demais concorrentes. “O que eu vejo é que o campeonato ainda tem 14 rodadas e se você fizer quatro vitórias vai estar no grupo dos quatro. Daí, a permanência é outro fator, mas eu vejo que todas as equipes têm as mesmas possibilidades no momento”, aponta o treinador.

continua após a publicidade

No entanto, tanto a matemática de um quanto a do outro site praticamente garantem o Grêmio entre os quatro. Assim, restariam três vagas para o Coritiba lutar por uma.

Será que dá? “Eu tenho certeza que o Coritiba tem condição de enfrentar qualquer equipe de igual para igual e já mostrou isso no campeonato”, garante o volante Alê. Para ele, no entanto, essa recuperação tem que começar contra o Vitória.

“A gente vai com esse pensamento para chegar lá e fazer um grande jogo porque quando joga bem as chances de vencer são maiores e a gente precisa desse resultado para se aproximar do G4”, finaliza o jogador alviverde.