A tímida presença dos torcedores nas arquibancadas do Couto Pereira tem preocupado o Coritiba neste início de Campeonato Brasileiro. Em nenhum dos quatro jogos do Alviverde em casa, apesar dos 100% de aproveitamento como mandante, o clube conseguiu publico superior a 20 mil pessoas.
Em busca de maior apoio na partida de amanhã contra o Vitória, às 18h30, os jogadores conclamam os 33 mil associados do Coxa a lotar o Alto da Glória. “Agora é o momento do número de torcedores aumentar no estádio. A gente sabe que tem várias dificuldades, mas temos que formar no Couto Pereira um ambiente hostil e de pressão ao adversário”, convoca o capitão Alex.
Apesar de 2013 marcar o melhor início do Coritiba entre todas as participações do clube em Campeonato Brasileiro, a assiduidade da torcida tem sido incompatível com a expressiva campanha. A ponto de o Coxa sustentar apenas a 6.ª melhor média de publico, com 16.615 torcedores.
Pouco tempo depois de ver o time sagrar-se tetracampeão estadual, e ainda contando com o ídolo Alex em campo, somente 14.189 pagaram para ver a estreia da equipe no campeonato, na vitória por 2 x 1 contra o Atlético-MG. As vitórias diante de Fluminense (2 x 1) e Náutico (1 x 0) também contaram com público inferior à expectativa -15.554 e 16.815, respectivamente.
Nem mesmo no clássico Atletiba, disputado na 7.ª rodada, a torcida do Coritiba se mobilizou em peso para lotar o Couto Pereira e apoiar o time. Na oportunidade, 19.902 entusiasmados torcedores viram o Alviverde bater o tradicional rival e assumir a ponta da tabela.
Motivos não faltam para o torcedor alviverde apoiar incondicionalmente o time amanhã, contra o Vitória. Se fizer a lição de casa o Coxa alcança os 19 pontos e, na pior das hipóteses, volta a ser o vice-líder do campeonato.
As possibilidades de reassumir a liderança com uma vitória, no entanto, são grandes. É que o Botafogo, atual primeiro colocado, terá pela frente um clássico contra o Flamengo, enquanto o Internacional, com jogos a mais, encara o Náutico fora.
Por isso, segundo o zagueiro Chico, nem mesmo as baixas temperaturas podem servir de desculpa ao torcedor. “O frio só é bom para dormir. Para treinar e jogar tem sido complicado. Dentro de casa, a torcida tem nos ajudado a fazer a diferença, mas temos que respeitar o Vitória, que não por acaso foi campeão baiano e tem feito boa campanha”, disse.
Mesmo sem ter visto o Couto Pereira lotado, o técnico Marquinhos Santos exalta o apoio da torcida. “O torcedor entendeu o momento da instituição, da equipe, e está jogando junto com a gente. É muito importante a força deles para que dentro de casa o Coritiba seja cada vez mais forte. Tem essa mística do Couto Pereira, e os adversários sabem disso”, afirmou o treinador.