Se vai apenas lutar contra o rebaixamento ou ainda vai buscar uma vaga na Libertadores, o Coritiba tem apenas uma certeza para a sequência do Campeonato Brasileiro: aumentar seu rendimento e melhorar seu futebol. Somente assim o time alviverde conseguirá se afastar da área de risco da competição nacional e afastar de vez qualquer fantasma que lembre o torcedor coxa-branca das últimas temporadas, quando o clube limitou-se apenas a lutar para não cair para a segunda divisão.
O Coritiba tem uma boa chance de dar a volta por cima no Brasileirão na segunda-feira (18), diante do Palmeiras, às 20h, em São Paulo. Para isso, o lateral-esquerdo Thiago Carleto se apega ao grande jogo feito pelo Verdão, também na capital paulista, diante do São Paulo, para somar três pontos importantes na competição nacional.
- Com nova chance, Carleto quer voltar pra ficar no time titular
- CBF afirma que arbitragem acertou em não dar pênalti pro Coxa
- Coritiba perde ação de mais de R$ 600 mil pra vítima de voo da Chape
“Buscamos desde o começo não estar passando por esse momento. Pelo grupo, pelo elenco, por tudo que é o Coritiba, não era para nós estarmos nessa situação. Infelizmente futebol é resultado. Quando o resultado não vem, as coisas boas ficam para trás. É uma nova oportunidade. Naquele jogo (contra o São Paulo), demonstramos que temos capacidade. Não podemos estar lamentando o que já foi. É pensar daqui para frente. O jogo contra o Palmeiras é muito importante, muito difícil, mas temos condições de ir a São Paulo e ganhar, assim como foi contra o São Paulo. Era um momento de desconfiança, mas chegamos no Morumbi, com toda aquela atmosfera e conseguimos uma grande vitória”, apontou o lateral.
O início do Coritiba no Brasileirão deste ano foi até animador. Nas cinco primeiras rodadas, o time coxa-branca venceu quatro jogos e chegou a brigar até pela liderança da competição nacional. O Verdão está agora na 16ª colocação, bem perto da zona de rebaixamento e essa situação está incomodando demais o elenco alviverde segundo o lateral-esquerdo Thiago Carleto.
“Não tem alguém contente aqui. Qualquer um que venha aqui vai falar que está triste, que está incomodado com essa situação. Porque aqui não tem só 30 jogadores, tem pais de família, pessoas que dependem muito de jogadores que estão aqui. Posso dizer que com certeza está todo mundo sentindo e trabalhando muito. É só perguntar ao Marcelo (Oliveira) se tem alguém aqui deixando de treinar. O trabalho em campo é maravilhoso, o dia a dia é muito bom, mas o resultado não vem e a gente não entende porque. Não está faltando vontade e garra”, garantiu o camisa 88 alviverde.
Com mais 15 jogos para fazer ainda no Brasileirão, o Coritiba atualmente briga contra o rebaixamento. Mas a diferença para o Cruzeiro, sexto colocado, é de apenas sete pontos. Assim, o time alviverde prefere pensar jogo a jogo e buscar somar o maior número de pontos possíveis para conseguir se afastar da parte inferior da classificação da competição nacional.
Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!
“Pela altura que está o campeonato, temos que pensar em todas as hipóteses. Não quero vir enganar ninguém, falar coisas que o torcedor sabe muito bem que está se passando. Não esperava estar passando essa dificuldade. A gente comenta, conversa e não adianta vir aqui contar história, ficar tentando tapar o sol com a peneira. Sabemos da nossa realidade e temos que pensar em somar o maior número de pontos para se afastar da zona de perigo”, arrematou Carleto.