O item que encabeça a lista de objetivos do Coritiba para 2014 é manter uma regularidade ao longo de toda a temporada – situação bem diferente da vivida ano passado, onde após um promissor início o Alviverde viu seu planejamento ruir, e por muito pouco não culminar com o rebaixamento da equipe no Brasileirão.Mesmo com a permanência na elite do futebol nacional, pela derrocada no segundo semestre o time não se livrou do rótulo de cavalo paraguaio, e em plena pré-temporada do elenco principal, realizada pelo quarto ano consecutivo em Foz do Iguaçu, apesar da proximidade com o país vizinho o atacante Deivid quer mesmo é se livrar do indigesto estigma.
“A gente tem que tirar (as lições) do ano passado e colocar em prática nesse ano. Não adianta começar numa volúpia e depois cair (de rendimento) da maneira com que caímos. Às vezes é melhor você começar devagarzinho (sic), degrau por degrau, e aí atingir o máximo (da capacidade física e técnica) no segundo semestre. Sabemos que não tem nada de diferente do ano passado, não teve nenhuma contratação extraordinária e a equipe é a mesma. Mas temos que ter concentração e a competência que não tivemos, para em 2014 não ser o time paraguaio. O time que corre, corre, e chega na era e não consegue se consolidar”, afirmou.
A alta intensidade à que o experiente jogador se refere é em função da sólido início de campanha ano passado já a partir do Paranaense, onde o time alcançou sem maiores dificuldades seu quarto título em seqüência, e ainda ao empolgante começo de Brasileiro, no qual o Coritiba se manteve invicto por dez rodadas e alcançou, inclusive, a liderança da competição. Entretanto, no decorrer da temporada o Alviverde nem de longe alcançou a principal meta do ano, que era conquistar um título de expressão e vaga à Copa Libertadores. Pelo contrário, o time engoliu a seco duas desclassificações precoces na Copa do Brasil e Sul-Americana, e ainda se livrou do rebaixamento do Brasileiro somente na última rodada.
Para Paulo Thomaz de Aquino, vice-presidente do clube, o mais importante é o clube continuar com uma postura equilibrada, e pés no chão. Desta maneira, seguindo passo a passo o planejamento, as chances de melhores resultados aumentam. “O pensamento da diretoria para 2014 é queimar suas etapas. A primeira delas passa pela preparação. Depois teremos o Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e assim por diante. Indiscutivelmente a intenção é que o clube alcance a melhor participação possível. Temos a convicção que é um grupo muito equilibrado, muito forte, e não vai faltar empenho da parte dos jogadores para atingir nossos objetivos”, observa o dirigente.