Ainda que a promessa no Coritiba seja de trazer reforços pontuais para 2019, que cheguem para vestir a camisa de titular, será preciso, antes de mais nada, concretizar quais veteranos continuarão no elenco para a próxima temporada. A dura missão da diretoria, juntamente com o técnico Argel Fucks, será determinar quem fica, para que assim seja formado um grupo competitivo que possa levar o Alviverde bem mais longe do que o time chegou em 2018.
“Precisamos acertar nos reforços e em quem vai permanecer. É fazer uma mescla boa e com uma espinha dorsal experiente. Vamos trazer de cinco a seis jogadores fundamentais e que sejam titulares absolutos”, explicou o comandante em entrevista à TV Coxa.
+ Leia mais: Coritiba sonda pacotão de reforços com seis nomes
São 26 jogadores com contrato para o próximo ano. Porém, a diretoria ainda avalia quais desses atletas serão mantidos. Além dos 13 já dispensados, outros jogadores podem ir embora no início de 2019, casos do lateral-esquerdo William Matheus, do zagueiro Rafael Lima e do atacante Jonatas Belusso. Os três ainda têm contrato, mas o clube quer negociá-los devido ao alto salário.
Entre os atletas veteranos que também não têm a permanência certa no time do ano que vem, estão o goleiro Wilson – com contrato até 2020 – o volante Simião e o zagueiro Alan Costa. Os três fazem parte de uma possível base do time para iniciar o ano. Caso permanecessem, se juntariam a Rafael Lima, William Matheus, Vitor Carvalho e Guilherme Parede.
Ainda com essas supostas permanências, a tendência é que o Coxa vá ao mercado em busca de, pelo menos, um lateral-direito, um volante, um meia e dois atacantes. Porém, por conta da queda brusca na receita, o Alviverde não deve fazer muitas contratações. Em 2018, uma receita de R$ 85 milhões, muito por conta da cota de televisão, mas para 2019 contará com um orçamento de apenas R$ 46 milhões. Por isso, essa base da equipe deverá ser aproveitada, gostando o torcedor, ou não.
Dos atletas remanescentes – certos ou não -, nenhum despontou na temporada atual. Rafael Lima e Alan Costa não convenceram. William Matheus sofreu com constantes lesões e não consegui emendar uma boa sequência. Simião, Matheus Bueno e Yan Sasse servirão como reservas, já que Vitor Carvalho e Parede, caso permaneçam, são os donos da posição.
+ Vai e vem: Confira TODAS as notícias sobre o mercado da bola!
Garantindo que a mescla entre experientes e novatos vai dar certo, Fucks projeta uma boa campanha do Coritiba já no Campeonato Estadual.
“Vamos montar um time competitivo, errando o mínimo possível e jogando bem. É um compromisso nosso. Jogar bem é estar perto da vitória. De preferência, vamos jogar um futebol bonito desde o Paranaense”, finalizou.
+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!