Exclusivo!

Coritiba projeta lucro de R$ 1 milhão por ano com próprio uniforme

Samir Namur quer se manter na presidência. Foto: Albari Rosa.

Com o contrato com a Adidas encerrado na semana passada, o Coritiba deve apresentar, em breve, novidades quanto a sua marca própria de uniformes nos próximos meses. O planejamento de instituir uma linha exclusiva de produtos começou no início do ano, tão logo o presidente Samir Namur assumiu o comando do clube e o projeto está cada vez mais perto de sair do papel. Será, no entanto, um grande desafio para a cúpula alviverde, já que toda a administração da marca e da nova loja será feita diretamente pelo clube.

“Este esforço é necessário para que possamos colocar em prática um projeto que será melhor para o clube. É uma ideia ambiciosa, com indicativos claros de que o nosso clube irá ganhar mais financeiramente, em qualidade, atendimento, variedade e relacionamento com os principais consumidores, os coxas-brancas”, explicou Namur.

O mandatário alviverde explicou que o Coritiba, nos dois anos de contrato que teve com a Adidas, teve um lucro de apenas R$ 200 mil. A expectativa é de que, com a marca própria de material esportivo, o Coxa consiga um lucro de R$ 1 milhão.

“Não resta dúvida que um dos motivos relevantes que nos levaram a tomar essa decisão, que foi muito pensa e muito debatida, foi a questão financeira. A gente vem de dois contratos nos últimos oito anos com duas grandes marcas, mas que não deram retorno financeiro ao clube. A Adidas teve faturamento de R$ 6,3 milhões e repassou cerca de R$ 200 mil ao Coritiba. O faturamento é muito baixo. São grandes marcas que impõem condições contratuais ruins. Por isso buscamos uma operação financeira mais rentável. Em um cálculo conservador, a gente projeta um lucro de R$ 1 milhão no primeiro ano de operação”, detalhou o cartola.

Para tornar esse projeto viável, o Coritiba celebrou um contrato de fabricação com a empresa Bomache, que fica localizada em Fortaleza e também já atende outros clubes que também partiram para o desafio de ter a fabricação própria do seu material esportivo. Além do Coxa, Paysandu, Fortaleza e Santa Cruz são outros times que implantaram esse novo projeto para aumentar o lucro com a comercialização de materiais de marcas próprias.

“Essa empresa já trabalha com Paysandu, Fortaleza, Santa Cruz. Nosso modelo de contratação, a empresa vai fornecer ao Coritiba 20 mil peças de enxoval, que é mais do que o Coritiba precisa e mais que o dobro que a Adidas fornecia anualmente ao clube. A vantagem da empresa é justamente na distribuição das peças do material para o varejo. A empresa vai vender as lojas físicas para fora de Curitiba. O Coritiba fica com a operação da loja no Couto Pereira e com a venda online”, reforçou Namur.

A expectativa do torcedor é de que o novo material próprio do Coritiba seja mais acessível financeiramente ao público. A camisa do Coxa fornecida pela Adidas, por exemplo, custava R$ 249. “Faremos isso também, está nos nossos planos. O Coritiba vai lançar duas linhas de camisas. Uma com a mesma que os atletas usam e uma linha mais barata do torcedor. Além disso, o nosso sócio terá 20% de desconto”, revelou o presidente coxa-branca.

Confira a tabela e a classificação da Série B!

A tendência é de que a linha própria de material esportivo do Coritiba seja lançada no início de agosto. Algumas novidades devem começar a surgir nos próximas dias. Entre elas está a realização de um concurso, em outubro, mês de aniversário do clube, para definir a terceira camisa coxa-branca. Neste caso, o torcedor alviverde terá a missão de desenhar o terceiro manto verde e branco.

A Coritiba Store, loja física do clube, foi fechada na semana passada e está sendo reestruturada para se adequar a essas novas mudanças. O clube planeja criar um novo ambiente que seja capaz de atender melhor o público e melhor o relacionamento do torcedor com o Coritiba. Para ter sucesso nessa nova empreitada, a diretoria coxa-branca fez estudos sobre esse novo modelo de negócio próprio nas suas diversas áreas, além de ter avaliado de forma mais contundente algumas experiências parecidas de outros clubes do Brasil e internacionais.

Enquanto toma, nos bastidores, as melhores escolhas e medidas para fazer da sua marca própria de material esportivo um sucesso, o Coritiba seguirá usando o material da Adidas na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Aos torcedores alviverdes que quiserem comprar os produtos oficiais do clube deverão adquirir em lojas esportivas especializadas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna