Além de lutar para não ser rebaixado à Segunda Divisão nesses últimos seis jogos restantes do Campeonato Brasileiro, o Coritiba alimenta também a meta de voltar a disputar a Copa Sul-Americana na temporada de 2017. Isto porque a campanha do Verdão na competição internacional deste ano empolgou, apesar da eliminação nas quartas de final, na última quarta-feira, para o Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores da América, na Colômbia.
O atacante Kléber, que teve a renovação do seu contrato com o Coxa anunciada pelo presidente Rogério Portugal Bacellar, ressaltou a importância de disputar uma competição deste porte. Para o Gladiador, o Verdão precisa se acostumar a jogar grandes torneios como é a Copa Sul-Americana.
“É gostoso você jogar este tipo de jogo, é gostoso você jogar uma Libertadores, uma Sul-Americana. É um jogo que envolve muita coisa, é para o mundo inteiro, uma visibilidade muito grande. A gente tem que botar na cabeça que no ano que vem temos que estar jogando uma competição internacional. O clube tem que se habituar com isso, o torcedor se habituar com isso. Viemos aqui, fizemos 1 a 0 e, se não tomássemos gol, sairíamos daqui classificados contra o time campeão da Libertadores. Ficamos felizes pelo jogo, mas gostaríamos de sair classificados, então ficamos chateados”, apontou o goleador alviverde.
A empolgação do elenco alviverde não é para menos. Na história do clube, esta foi a melhor participação registrada em uma competição internacional oficial. O Coxa, na primeira fase da Copa Sul-Americana, passou pelo Vitória, depois de perder em Salvador por 2×1 e de vencer por 1×0 no Couto Pereira. Nas oitavas de final, o Verdão, além de ter passado pelo Belgrano, conseguiu sua primeira vitória em uma competição sul-americana jogando fora de casa. Contra o Atlético Nacional, o time coxa-branca até que tentou, empatou o primeiro jogo por 1×1, no Couto Pereira, saiu em vantagem no duelo de volta, mas não resistiu a força do atual campeão da Libertadores da América.