Falta de gols

Coritiba precisa mais do que nunca de seu ataque

Rildo, um dos poucos que vive boa fase, é artilheiro do Coxa no Brasileiro com seis gols. Foto: Marcelo Andrade

SELO_COXA_BARRA_1COLO ataque foi o setor que o Coritiba mais investiu nesta temporada. Muitos reforços chegaram desde o início deste ano, mas poucos jogadores conseguiram se firmar no sistema ofensivo alviverde. Não a toa, o time coxa-branca tem o segundo pior ataque do Campeonato Brasileiro com apenas 28 gols marcados em 30 jogos, ou seja, o Verdão não consegue fazer um gol por rodada sequer. Para conseguir escapar do rebaixamento à segunda divisão, o Coxa terá que produzir mais ofensivamente, sobretudo nos duelos contra concorrentes diretos contra a degola.

Essa ineficiência ofensiva passa muito também pela ausência do atacante Kléber. Dos 30 jogos do Coritiba no Brasileirão, o centroavante participou de apenas 11 e marcou quatro gols. Mesmo tendo ficado de fora da maioria dos jogos do Coxa na competição nacional por conta de suspensões e lesões, o Gladiador só tem dois gols a menos que Rildo e Henrique Almeida, que são os artilheiros do Verdão no torneio com seis gols cada.

Na verdade, o atacante Rildo vem se destacando pelo Coritiba com gols importantes. O camisa 11 atua mais pelos lados do campo, mas mesmo assim tem marcado gols importantes. O atacante Henrique Almeida, que tem jogado mais na referência, comemorou a boa fase de Rildo no setor ofensivo alviverde. “Quem dera todos os atacantes do nosso time tivessem seis, sete, oito gols. O Rildo tem desempenhado um bom papel, tem nos ajudado bastante e igualou comigo com seis gols”, apontou o atacante Henrique Almeida, que não conseguiu repetir em 2017 o bom ano que teve no clube em 2015.

Esse número poderia ser um pouco melhor se o Coritiba não tivesse desperdiçado tantas penalidades neste Campeonato Brasileiro. Além de ter a chance de construir melhores resultados durante as partidas, o Coxa provou que não vive um bom momento ofensivo e perdeu nada menos do que quatro penalidades durante a competição nacional.

A dupla de ataque formada por Rildo e Henrique Almeida foi a mais utilizada pelo técnico Marcelo Oliveira desde que o treinador assumiu o comando do time coxa-branca. No entanto, o comandante alviverde, durante as partidas já utilizou outros sete atacantes. Já jogaram sob o comando de Oliveira os avantes Kléber, Neto Berola, Keirrison, Iago Dias, Filigrana, Getterson e Alecsandro.

Além de Rildo e Henrique Almeida, com seis gols cada, e Kléber, com quatro gols, os próximos artilheiros do Coritiba no Brasileirão são o lateral Carleto, o meia Tomás Bastos e o zagueiro Werley, com dois gols cada. Alecsandro, Galdezani, Neto Berola, Márcio e Filigrana têm um gol cada. Pra fechar os 28 gols, o gol contra de Diogo Barbosa, do Cruzeiro.

Veja a classificação do Campeonato Brasileiro!

O ataque do Coritiba, neste Campeonato Brasileiro, só é melhor do que o do Avaí. O time catarinense, que também luta contra o rebaixamento, marcou apenas 20 vezes na competição nacional e é o adversário do Coxa na semana que vem, no Couto Pereira. O Atlético-GO, lanterna do Brasileirão, tem os mesmos 28 gols anotados do Verdão até agora e aparece entre os piores ataques do torneio.

Por outro lado, os melhores ataques do Brasileirão são dos times que estão brigando na parte de cima da classificação. O Palmeiras é o mais eficiente e já marcou 46 vezes. Depois aparecem o Grêmio com 43 gols marcados, além de Corinthians e Flamengo, que já balançaram as redes 40 vezes cada. Todos esses times ou estão brigando pelo título ou por uma vaga na Libertadores do ano que vem.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna