A delegação do Coritiba viaja hoje à tarde para o sudoeste do Estado, onde enfrenta amanhã às 16h o lanterna Toledo, pelo Paranaense, sem dois de seus principais jogadores.

continua após a publicidade

Conforme o Paraná Online antecipou ontem, o técnico Dado Cavalcanti vai poupar o meia Alex e o atacante Deivid do desgaste com o longo deslocamento até Toledo, distante mais de 500km da Capital, mas principalmente da intensa carga de trabalho em realizar três partidas consecutivas no intervalo de sete dias.

A medida preventiva foi estabelecida pela comissão técnica com base no parecer dos departamentos físico e de fisiologia do clube sobre a dupla de veteranos. Por serem atletas que possuem o poder de decidir partidas em um único lance, mesmo já não contando com a mesma condição física de outros tempos, o cuidado em resguardar tanto Alex quanto Deivid é maior em relação ao restante do grupo.

“Existe um plano, existem os exames que a fisiologia faz, e dentro dos resultados desses exames alguns jogadores são tirados ou não (das partidas)”, comentou o meia Alex, de 36 anos.

continua após a publicidade

Entre os exames à que o capitão alviverde se refere está o que mede o nível da enzima CK no organismo do elenco alviverde, indicando o grau de desgaste de cada jogador, e por consequência uma maior pré-disposição à incidência de lesões musculares.

Canchado aos 34 anos, o atacante Deivid já havia sido sistematicamente poupado da parte final dos últimos treinamentos, e pela mesma razão foi substituído na partida contra o JMalucelli, na quarta-feira.

continua após a publicidade

O meio-campista Norberto é favorável ao rodízio, principalmente por acreditar que não há necessidade em expor os jogadores ao desgaste. “Jogo quarta-feira e domingo é pesado, tem que acontecer isso mesmo por que senão acaba machucando o jogador e a gente não pode perder ninguém na competição, ainda mais o Deivid e o Alex, que no grupo são indiscutivelmente importantes”, afirma.

Os substitutos dos experientes atletas para o compromisso, onde o Alviverde busca engatar sua terceira vitória consecutiva para, dependendo dos resultados da rodada alcançar a liderança do Estadual, já estão definidos.

O meia Lincoln, que esteve perto de ser negociado com o Bahia nas últimas semanas, será o responsável pela organização da equipe no estádio 14 de dezembro. Também com alta quilometragem de bola, o atacante Júlio César será o homem de referência do time.

Armado pelo técnico Dado Cavalcanti no sistema 4-2-3-1, o Coritiba deverá atuar com Vanderlei; Moacir, Leandro Almeida, Luccas Claro, e Carlinhos; Germano, Gil, Norberto, Lincoln e Robinho; Júlio César.