A derrota por 2×1 para o São Paulo, no último domingo (26), aliada às vitórias de Sport, Avaí e Vitória complicou a situação do Coritiba na briga contra o rebaixamento. O Coxa ainda depende apenas das próprias forças e se ganhar da Chapecoense no próximo domingo (3), na Arena Condá, escapará da degola, só que viu a briga embolar significativamente.
- Pênalti controverso marca derrota do Coxa, que admite má atuação
- Coxa desperdiça a grande chance de se salvar de maneira tranquila
O Alviverde caiu para o 16º lugar na tabela e é o primeiro fora da zona de rebaixamento. Só que a diferença entre os quatro times que tentam fugir das duas vagas em aberto é de apenas um ponto. Até por isso, as chances matemáticas de cair do Verdão aumentaram significativamente. Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, as chances de queda são de 36%.
Dos quatro clubes, apenas Coritiba e Vitória dependem das próprias forças. Ou seja, se ganharem, os dois permanecem na elite independentemente do que aconteça. Além disso, ambos ainda podem escapar em casa de empate e até de derrota.
Se o Coxa empatar com a Chapecoense, ele precisará que dois destes resultados aconteçam: o Vitória não ganhar do Flamengo no Barradão, o Avaí não vencer o Santos na Vila Belmiro e o Sport não derrotar o Corinthians na Ilha do Retiro.
Em caso de derrota do Alviverde na Arena Condá a situação não muda muito. A única diferença é que o Vitória teria que perder por dois gols a mais de diferença. Por exemplo, se o Coritiba perde por 1×0, o Vitória teria que perder por 3×0, pois o time baiano tem um saldo de gols melhor (-7 a -8) e também mais gols marcados (49 a 41).
Veja a tabela completa do Brasileirão
Ou seja, mesmo com duas derrotas seguidas, que tiraram a chance de já entrar na última rodada livre de qualquer ameaça, o Verdão ainda tem uma margem relativamente segura, mas não pode vacilar, uma vez que os dois times que atualmente estão na zona de rebaixamento enfrentam adversários que já resolveram sua situação no Brasileirão – o Corinthians já conquistou o título e o Santos está confirmado na fase de grupos da Libertadores.
Confira o que o Coritiba precisa em cada situação:
Se vencer: está livre do rebaixamento
Se empatar: Avaí e Sport não podem ganhar e o Vitória tem que perder. Dois destes três resultados precisam acontecer
Se perder: Avaí e Sport não podem ganhar e o Vitória tem que perder por dois gols a mais de diferença em relação ao resultado do Coxa. Dois destes três resultados precisam acontecer
Jogos da última rodada:
Chapecoense x Coritiba – Arená Condá
Santos x Avaí – Vila Belmiro
Sport x Flamengo – Ilha do Retiro
Vitória x Corinthians – Barradão