Ainda não foi desta vez que o Coritiba conseguiu a primeira vitória fora de casa na Série B do Campeonato Brasileiro. Com mais uma atuação irregular e sem inspiração, o time coxa-branca perdeu para o Guarani por 2×1, na noite desta segunda-feira (9), no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, permaneceu com 23 pontos e deixou o G4 da competição nacional. O Verdão perdeu a posição para o próprio time paulista. A equipe alviverde volta a jogar agora somente no dia 21, diante do São Bento, no Couto Pereira.
Na missão incansável para conseguir a primeira vitória como visitante, o Coritiba levou um banho d’água fria logo aos 3 minutos. Pará cobrou falta com perfeição, acertou o ângulo e abriu o marcador em Campinas. O time coxa-branca acusou o golpe. Sufocado pelo Bugre, o Verdão não conseguia trocar passes e tinha muitas dificuldades para chegar na frente.
Veja como foi o jogo entre Guarani e Coritiba!
Já o Guarani seguiu criando seguidas chances para ampliar a vantagem. Aos 24, depois do cruzamento, Denner apareceu livre na área, chutou e o goleiro Wilson defendeu. Na sequência, o arqueiro alviverde fez outra grande defesa. Depois da cobrança de falta ensaiada, Rafael Longuine cruzou, Willian Oliveira desviou de cabeça e o camisa 84 buscou a bola no ângulo.
O Coritiba conseguiu equilibrar o jogo somente a partir dos 30 minutos, muito também porque o Guarani perdeu um pouco da sua intensidade ofensiva e na marcação. Assim, o time coxa-branca passou a criar boas chances de marcar. Aos 34, Alisson Farias cruzou, Simião cabeceou e o goleiro Oliveira defendeu. Dois minutos depois, na cobrança de escanteio, Vitor Carvalho subiu livre e mandou por cima.
O empate veio aos 43 minutos. Alisson Farias fez boa jogada pela esquerda, William Matheus cruzou e Guilherme Parede apareceu entre os zagueiros do Guarani para marcar de peixinho. O duelo ficou aberto. Logo na saída de bola, o Bugre poderia ter marcado o segundo, mas Dener, na área, mandou para fora. O Coxa respondeu aos 47 minutos. No contra-ataque puxado por Alisson Farias, Guilherme Parede recebeu livre pela direita, bateu cruzado, mas ninguém chegou em tempo para finalizar.
A história do início do primeiro tempo se repetiu na etapa final. Aos 2 minutos, Pará cobrou escanteio e Bruno Mendes, livre, cabeceou sem chances para Wilson e recolocou o Guarani em vantagem. Mais uma vez o Coritiba sentiu o gol sofrido. O Bugre, então, quase ampliou com Matheus Oliveira, que arriscou de fora da área e Wilson defendeu.
O técnico Eduardo Baptista, para dar mais poder de fogo ao Coritiba na busca do empate, colocou Yan Sasse e Pablo nas vagas de Vitor Carvalho e Vinicius Kiss. O time alviverde até conseguiu equilibrar um pouco a partida. Aos 16, Guilherme Parede aproveitou a saída de bola errada do Guarani, arriscou de fora da área e o goleiro Oliveira salvou de novo.
O Coritiba seguiu com dificuldades nas bolas paradas. Aos 22, em outra cobrança de escanteio, Everton Alemão subiu livre e cabeceou com perigo. O zagueiro do time de Campinas, logo depois, arriscou em cobrança de falta de longe e o goleiro Wilson evitou o terceiro gol do Bugre.
Confira a tabela e a classificação da Série B!
Na tentativa desesperada de buscar pelo menos o empate para permanecer no G4, o técnico Eduardo Baptista colocou o atacante Jonatas Belusso no lugar do volante Simião. Ao natural, o Guarani se retraiu um pouco mais, mas o Coritiba não tinha a organização necessária para criar perigo à meta de Oliveira.
O Coritiba foi com tudo para o ataque, mas conseguia pressionar o Guarani somente em jogadas de bolas paradas. Aos 38, depois do cruzamento na área, Uillian Correia pegou rebote, chutou forte e Edson Silva salvou em cima da linha. Apesar de jogar no campo ofensivo na reta final da partida, o time coxa-branca não conseguiu furar a retranca do Guarani e amargou mais uma derrota fora de casa.
FICHA TÉCNICA
SÉRIE B
1º Turno – 15ª Rodada
Guarani 2×1 Coritiba
Guarani
Oliveira; Kevin, Everton Alemão, Edson Silva e Pará; Willian Oliveira, Ricardinho, Denner (Rondinelly), Rafael Longuine e Matheus Oliveira (Caíque) e Bruno Mendes (Povada).
Técnico: Umberto Louzer
Coritiba
Wilson; Vinicius Kiss (Pablo), Thalisson Kelven, Alex Alves e William Matheus; Vitor Carvalho (Yan Sasse), Uillian Correia, Simião (Jonatas Belusso), Guilherme Parede, Alisson Farias e Bruno Moraes.
Técnico: Eduardo Baptista
Local: Brinco de Ouro da Princesa (Campinas-SP)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Loirson Pong Martins (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
Gols: Pará, 3, Guilherme Parede, 43 do 1º; Bruno Mendes, 2 do 2º
Cartões amarelos: Guilherme Parede, William Matheus (COR); Poveda (GUA);
Público total: 4.567
Renda: R$ 58.753,00