O Coritiba está na semifinal do Campeonato Brasileiro sub-20. Em uma tarde pouco inspirada, com muitos erros e pouca efetividade, o Coxa perdeu por 2×1 para o Botafogo, nesta quarta-feira (20), no Couto Pereira, mas como podia perder por até três gols de diferença avançou para a próxima fase.

continua após a publicidade

Porém, diante do empate do Atlético em 2×2 com o Grêmio, o Alviverde caiu para o segundo lugar do Grupo E, com 10 pontos, e agora irá enfrentar o vencedor de São Paulo x Cruzeiro, que jogam às 19h30, no Morumbi. O primeiro jogo será no Couto e a volta na casa do adversário.

Precisando vencer para seguir vivo na competição, o Botafogo começou o jogo indo para cima, enquanto o Coritiba, com uma boa vantagem, optou por se guardar e explorar os contra-ataques. A estratégia deu certo rapidamente. Logo aos cinco minutos, Mosquito avançou pela esquerda e cruzou na medida para Talysson Lalau, sozinho na grande área, cabecear, sem chances para o goleiro, e abrir o placar.

Não tendo outra alternativa, a equipe carioca, precisando de quatro gols para chegar às semifinais, foi para cima de vez e pressionou o Coxa, que não conseguia mais sair do campo de defesa. Só que o sufoco deu resultado e veio o empate. Aos 14, Lucas Campos arriscou da entrada da área, a bola desviou na zaga e morreu no fundo das redes.

continua após a publicidade

O Alviverde sentiu o empate. Sem conseguir criar jogadas, o Coritiba passava quase o tempo todo lá atrás, principalmente envolvido na ofensividade do Botafogo, que rondava a área a todo o momento, mas sem muita força. Quando arriscava, parava em Arthur. Mas, de tanto insistir, a virada aconteceu. Aos 34, Helerson aproveitou cruzamento e, de cabeça, marcou mais um.

No segundo tempo, com a vantagem menor, o Coxa se viu obrigado a tentar atacar, mas mostrava uma certa apatia e acabava errando muito, permitindo ao Botafogo recuperar a bola e voltar a pressionar. Porém, o time adotou uma postura mais ofensiva, agredindo mais. Aos 12, apos jogada trabalhada, Léo Andrade arriscou chute cruzado e Victor Hugo salvou.

continua após a publicidade

Mas à medida que o tempo ia passando, diante da necessidade de fazer mais dois gols para se classificar, o time carioca foi cada vez mais para cima, acuando o Alviverde, que não estava, de fato, em dia inspirado. Porém, a zaga, da maneira que dava, desarmava o adversário. Quando era superada, Arthur acabava segurando o ataque botafoguense.

Ainda assim, foi do Coritiba a grande chance da etapa final. Aos 37, Mosquito levantou na área e Vitor Carvalho dividiu com Victor Hugo na pequena área, com o goleiro botafoguense levando a melhor. Foi o melhor momento do Coxa, que passou a aproveitar os espaços de contra-ataque, diante do desespero do adversário. No entanto, nenhum dos lados aproveitou as chances que teve e o placar de 2×1 acabou classificando o Coritiba e eliminando o Botafogo.

FICHA TÉCNICA

BRASILEIRÃO SUB-20
2ª Fase – 6ª Rodada

CORITIBA 1X2 BOTAFOGO

Coritiba
Arthur; Marcos Moser, Fernando Dinis, Romércio e Léo Andrade; Vitor Carvalho, Júlio Rusch, Talysson Lalau (Fernandinho, 45 do 2º), Matheus Bueno (Luizinho, 27 do 2º) e Mosquito; Índio (Yan Rocha, 27 do 2º).
Técnico: Sandro Forner

Botafogo
Victor Hugo; Fernando, Kanu, Helerson e Victor Lindemberg (Jonathan, 42 do 2º); Wenderson, Lucas Campos, ALison (Caio Alexandre, 14 do 2º), Rickson e Matheus Jorge (Luan, 29 do 2º); Ezequiel.
Técnico: Eduardo Barroca

Local: Couto Pereira
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Assistentes: Jefferson Cleiton Piva da Silva (PR) e João Fabio Machado Brischilian (PR)
Gols: Talysson Lalau 5, Lucas Campos, 14, Helerson, 34 do 1º;
Cartões amarelos: Léo Andrade, Júlio Rusch (COR); Kanu, Wenderson, Victor Lindemberg, Matheus Jorge, Rickson, Helerson (BOT)