Coritiba pensa um projeto para Libertadores

Uma possível classificação para a Copa Libertadores do ano que vem vai fazer com que o Coritiba mude os planos para a próxima temporada. O clube se programou dentro da realidade em que estava e onde teria as disputas do Campeonato Paranaense, Copa do Brasil, Brasileiro e Sul-Americana. Mas se entrar no principal torneio continental vai rever conceitos e aumentará o investimento para 2012.

Trocar Copa do Brasil e Sul-americana pela Libertadores faria com que o elenco fosse reforçado para a equipe fazer uma boa figura na competição, que já disputou em 1986 e 2004 sem sucesso. “Vamos ter que mudar os planos, porque seria um projeto diferenciado. A estrutura já existe, o planejamento já existe, mas não podemos fazer nenhuma bobagem porque já tivemos um ano maravilhoso”, analisa Ernesto Pedroso Júnior, futuro vice-presidente de futebol. Por isso, ele garante que o clube não pensa em outra coisa nessas duas semanas que restam para acabar o Brasileiro. “Estamos focados nesses dois jogos. Temos que ter sucesso nesses dois jogos, seja para se classificar para a Libertadores, seja para melhorar a classificação na Sul-Americana”, justifica.

A sobrevivência do time na briga pela Libertadores faz com que as conversas para renovações de contratos sejam mais criteriosas. Ao mesmo tempo em que o clube precisa qualificar ainda mais o elenco, atletas com boas propostas de outros clubes podem querer ficar para a disputa do torneio. Por outro lado, isso pode influenciar em algumas dispensas também. Por isso, a diretoria mantém a postura de não abrir muito as suas pretensões. “Todos estão conversando e temos uma posição muito confortável em termos de plantel”, avisa Pedroso.

Na visão dele, tanto o clube como os principais jogadores devem chegar a um acordo, porque todos estão satisfeitos com o que o Coxa está oferecendo e também pelo rendimento apresentado em campo. A disposição de todos na partida contra o Santos é elogiada. “É incrível que num grupo de 40 marmanjos não haja uma briga, uma desavença”, destaca o dirigente, preferindo se esquivar do assunto renovações. “Era bom que nem comentássemos isso, porque estamos focados totalmente na briga pela Libertadores e temos chances. Os resultados estão mostrando que tudo pode acontecer”, avisa.

No domingo, após a vitória sobre o Santos, Pedroso chegou a comentar a situação de alguns atletas, mas diz que foi mal interpretado em relação a Edson Bastos. O dirigente garante o interesse na permanência do goleiro e confirma a disposição de acertar com a maior parte dos que vencem o contrato em dezembro e estão no elenco principal (veja quadro). Sobre contratações, Pedroso também se cala, mas especulações dão conta que o meio-campo Lincoln pode ser o primeiro a chegar.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna